Será realizado na próxima quarta-feira (12 de dezembro), de 8h às 13h, no Parque de Exposições João Alencar Atayde, em Montes Claros, o 4º Seminário de Fortalecimento da Gastronomia Regional – Queijo Artesanal do Norte de Minas. O evento gratuito é uma realização do Sindicato Rural de Montes Claros e Sociedade Rural em parceria com Sebrae Minas, Senar e Emater.
O objetivo do Seminário é sensibilizar os produtores de queijo, de derivados do leite e demais envolvidos na cadeia produtiva sobre a importância da regulamentação das atividades, além de debater medidas para evitar produtos clandestinos e lutar pela valorização do queijo artesanal da região.
A programação será composta por palestras, roda de debates, degustação, partilha de casos de sucesso e de boas experiências no setor, apresentação e análise sensorial de queijos. Um dos destaques do evento é a demonstração dos resultados do Projeto Queijo Artesanal da Serra Geral, que será feita por Rosilei Ferreira Martins, gerente executiva da Aciport, e agente de desenvolvimento de Porteirinha.
Outro tema importante do seminário é sobre os procedimentos para a legalização, suas dificuldades e obrigações. O conteúdo será apresentado pela Coordenadora Técnica Regional da Emater de Janaúba, Maria Aparecida Fagundes.
Para a gastróloga, Curadora e Pesquisadora de Assuntos Gastronômicos Norte de Minas, Bernadete Guimarães, o evento é uma oportunidade para debater novos rumos para o queijo artesanal na região. “Vamos reunir lideranças que lutam pela melhoria do queijo artesanal que se expande no restante do estado e do país. O Norte de Minas não pode ficar à margem, pois contamos com uma produção significativa. Será um encontro importante sobre o futuro da atividade”, enfatiza.
De acordo com Leonardo Oliveira, analista do Sebrae Minas, o seminário é importante para toda a cadeia produtiva. “Este valioso produto é uma riqueza para a região e precisa ser trabalhado de forma organizada para gerar mais emprego e renda para centenas de produtores de toda a região. Assim, é fundamental que o Sebrae, como uma das entidades parceiras do desenvolvimento desse território, apoie a inciativa”, ressalta.
Informações e inscrições: (38) 3218- 7200.