Disputa a presidência da Câmara tem duas chapas registradas

Reprodução/ Facebook

Duas chapas foram registradas para concorrerem à segunda seção da legislatura da Câmara Municipal de Montes Claros, após a saída de Cláudio Prates. A eleição será realizada dia 20 de dezembro, na última reunião ordinária da Casa, conforme determina o Regime Interno.

As chapas são compostas pelos vereadores:

Chapa 1
Idelfonso da Saúde (MDB) – Presidente
Sérgio Pereira (DC) – Vice-presidente
Edmilson Magalhães (PSDB ) – 1º Secretário
Oliveira Lega (PPS ) – 2º Secretário

Chapa 2

Marcos Nem (PSD) – Presidente
Soter Magno (PP) – Vice-presidente
Maria Helena (PPL) – 1º Secretário
Daniel Dias(PCdoB ) – 2º secretário

Para eleger a nova Mesa Diretora, que inclui Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, é necessário que uma das chapas tenha maioria absoluta, ou seja, 12 votos.

Como forma regimental, cada Parlamentar deve declarar em quem vota, indicando os nomes para os cargos da Composição da Chapa, no plenário. Antes os votos eram secretos.

História da Câmara de Montes Claros

Consta no Arquivo Público Municipal que a Câmara Municipal de Montes Claros foi criada através da Resolução da Assembleia Geral Legislativa, datada de 13 de outubro de 1831. A história deste Poder se divide em dois períodos.

Após o fechamento das Câmaras em 1930, por ordem do então Presidente, Getúlio Vargas, em 16 de dezembro de 1947, reinstala-se a Câmara Municipal de Montes Claros. De 1947 até hoje, funciona ininterruptamente. No primeiro período, foram 38 presidentes. De lá pra cá, foram 46 presidentes.

A eleição instalada agora vai eleger o 83º Presidente”.