Cemig realiza Dia V em Janaúba, em homenagem às vítimas da tragédia na Creche Gente Inocente

Crédito da foto: Victor Pimentel

A Cemig e a Cemig Saúde, em parceria com a Prefeitura de Janaúba, Servas, Defensoria Pública e várias entidades da região, realizou, no ultimo sábado (1), o Dia do Voluntariado (Dia V) em Janaúba (MG). Durante a manhã, foram realizadas na Escola Municipal Américo Soares de Oliveira, no bairro Barbosa, atividades para toda a comunidade, em especial aos familiares das vítimas do acidente na Creche Gente Inocente.

Para o vice-presidente da Cemig, Luiz Humberto Fernandes, as entidades parceiras estão somando forças para levar mais qualidade de vida aos moradores, por meio da distribuição de donativos, a prestação de serviços e orientações para a população carente da cidade.

Houve ainda  entrega de roupas, brinquedos, alimentos, medicamentos e curativos, orientação sobre saúde bucal e psicológico, além de medição de pressão e glicose e testes rápidos. Os alimentos foram arrecadados pelos alunos da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais e voluntários do Grupo Cemig.

Profissionais da Cemig e dos parceiros também vão prestar orientações gerais sobre tarifa social e bolsa família, jurídicas, e sobre mercado de trabalho e elaboração de currículo. As gestantes e mães poderão participar do curso Carinho de Mãe, enquanto as crianças se distraem com brinquedos infláveis, pintura facial e a distribuição de pipoca e picolé.

Histórico

No dia 5 de outubro de 2017, o vigia do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, no bairro Rio Novo, jogou álcool em crianças e nele mesmo e, em seguida, ateou fogo. Quatorze pessoas morreram, incluindo dez crianças, e cerca de 40 pessoas ficaram feridas.

Quando a tragédia de Janaúba completou um ano, em outubro passado, a Cemig substituiu, por meio do Programa Energia Inteligente, mil lâmpadas de tecnologia LED em nove creches e sete escolas municipais de Janaúba. Para as creches, a vantagem da substituição das lâmpadas é a diminuição da necessidade de manutenções, o que reduz custos para as escolas e gera menor quantidade de resíduos ao longo do tempo, além da melhoria da qualidade da iluminação para os alunos, professores e demais frequentadores do espaço.

O vice-presidente Luiz Humberto Fernandes participou da solenidade de entrega das lâmpadas e visitou algumas escolas, inclusive a creche onde ocorreu a fatalidade. “É extremamente gratificante para a Cemig poder contribuir com o conforto dessas crianças. Elas têm passado por momentos difíceis até de

imaginar, e qualquer apoio que pudermos dar ainda é pouco. Além disso, outras instituições de ensino da cidade também estão recebendo a iluminação de LED, uma ação que vai beneficiar principalmente os pequenos estudantes do município”, disse o executivo.