Atendimento do Samu ganha agilidade com novo helicóptero

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O Samu Macro Norte passa a contar com um novo meio de atendimento ao público, um helicóptero que atenderá de forma definitiva as ocorrências nos 86 municípios da área de abrangência da entidade.

Com a nova aeronave, modelo AS 350 B3, os municípios do Norte de Minas agora contam com um suporte que trará mais agilidade aos atendimentos em situações de catástrofe com múltiplas vítimas e ao transporte de pacientes em estado grave. A aeronave possui equipamentos como desfibrilador, incubadora, cilindro de oxigênio e maca, e será operada em parceria com o Corpo de Bombeiros. Além disso, é capaz de realizar transporte de órgãos e tecidos.

A diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda, destaca que, assim como equipamentos são importantes ferramentas para o trabalho das equipes do SAMU, a capacitação e atualização dos conhecimentos dos profissionais também é prioridade e realizada periodicamente através das atividades do Núcleo de Educação Permanente do órgão.

Com a aeronave, o serviço prestado pelo SAMU terá um salto de qualidade, uma vez que solicitações para transporte de pacientes de alta complexidade, assim como o transporte inter-hospitalar, terá seu tempo-resposta abreviado.

“Diminuindo o tempo para atendimento das equipes, em casos em que a aeronave pode ser utilizada como no atendimento de acidentes com múltiplas vítimas, as equipes podem ser empenhadas em outras ocorrências”, reforça o presidente do Cisrun, Silvanei Batista dos Santos