Alunos de escolas públicas de Montes Claros apresentarão à comunidade, nesta terça-feira, 13, produções do projeto Revelando Patrimônio, na Praça Flamarion Wanderley, das 8h às 11h. Os jovens percorreram praças, parques, investigaram a trajetória da banda da Polícia Militar e outros.
O projeto é realizado, simultaneamente, em escolas públicas de Betim, Divinópolis, Itaúna, Montes Claros e Patrocínio, ao longo deste semestre. Cerca de 1.500 alunos exibem, em eventos públicos, produções que fortalecem a Cidadania e a História local.
Os alunos de quase 40 escolas conheceram os conceitos, aprenderam noções de fotografia e ganharam as ruas, avenidas, cantos e lugares de cada cidade para conhecer e registrar bens materiais e imateriais que compõem a história de onde vivem.
História resgatada
A diversidade de temas pesquisados pelos estudantes impressiona, reflete um pouco de cada município e região. Em Betim, o hip-hop, o parque de exposições e a ferrovia, são alguns dos temas de seis escolas. No Centro-Oeste, os participantes das 14 instituições de Divinópolis e Itaúna, mergulham em aspectos imateriais como a comunidade quilombola Catumba e a música com elemento de identidade, ou bens materiais como o rio Itapecerica, entre outros.