Segunda etapa do enem acontece neste domingo, 11

Divulgação da Internet

A segunda etapa das provas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 é neste domingo (11). A proximidade das datas movimenta alunos, professores e coordenadores, que buscam criar o melhor ambiente para que os estudantes se sintam seguros e confiantes com o momento decisivo. Para a véspera dos exames, professores indicam combater a ansiedade com algo relaxante, além de dormir bem e organizar lanches e materiais para o dia de prova.

O professor de matemática Leo Jabá que trabalha há oito anos na área, garante que após um ano de rotina de estudos, o momento é de manter a tranquilidade. Para os dias anteriores ao inícios das provas ele indica que os alunos façam uma retrospectiva de tudo o que foi estudado. “Repense nos simulados que você fez, além das aulas e exercícios. Faça questões anteriores, cronometrando o seu tempo. Relaxe com amigos e familiares na véspera para controlar a ansiedade”, destaca.

No último domingo (4), 4,1 milhões de estudantes fizeram o exame, registrando-se o menor percentual de faltosos desde 2009 – 24,9% do total de 5,5 milhões de inscritos. Foram aplicadas provas de linguagem, ciências humanas e redação.

A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Confira cinco dicas para o dia da prova

  1. Não estude no dia da prova. Durma cedo no dia anterior e relaxe a mente
  2. Coma alimentos saudáveis e respeite os horários das refeições
  3. Separe o material necessário para a realização da prova com antecedência.
  4. Fazer tudo direitinho o ano todo e ser eliminado porque fez uma selfie na sala de prova é marcar muita bobeira, certo? Se estiver com o celular, coloque o aparelho dentro da sacola, embaixo da carteira, e se preocupe apenas com o gabarito.
  5. Fique ligado quanto aos enunciados, pois as questões pedem um bom raciocínio lógico e à resolução prática de problemas.