A Cemig está realizando novos mutirões de cortes por inadimplência em diversas regiões mineiras, com o intuito de coibir os atrasos no pagamento das faturas de energia e recuperar R$ 400 milhões em receita. Além disso, a empresa também está atuando contra os consumidores que insistem em praticar furto de energia – popularmente conhecido como “gato”. Na Região Norte, as cidades de Montes Claros, Unaí já estão recebendo mutirões, desde o dia 05/11.
Nesta etapa, além de Montes Claros e Unaí, as ações na Região Norte também vão se concentrar em Januária, Curvelo, Bocaiuva e Janaúba. No restante do estado, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, São João Del Rei, Congonhas, Mariana, Ouro Branco, Uberaba, Araxá, Iturama, Uberlândia, Araguari, Pouso Alegre, Itajubá, Alfenas, São Lourenço, Varginha, Três Corações, Lavras, Campo Belo, Boa Esperança, Governador Valadares, Caratinga, Nova Serrana, Passos, Bom Despacho, Teófilo Otoni, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso também serão alvo das operações.
O corte por inadimplência é feito quando o cliente possui débitos com a companhia. Após 15 dias de atraso no pagamento da fatura, a ordem de corte do fornecimento já é emitida. A Cemig realiza aviso prévio ao corte, que geralmente chega na própria fatura de energia.
No caso das irregularidades, os equipamentos suspeitos são retirados e levados para perícia no laboratório da companhia. A Cemig já recuperou cerca de R$ 48 milhões em receita operacional desde o início desse trabalho de mutirões, em 2017.
De acordo com o superintendente de Gestão da Receita da Distribuição da Cemig, Helton Diniz Ferreira, a tarifa dos consumidores mineiros poderia ser até 5% mais barata se não houvesse ligações irregulares e clandestinas na área de concessão da Cemig. Por isso, a companhia investe em operações e possui, ainda, um centro de inteligência que acompanha o consumo em tempo real de todos os seus clientes.
“Acompanhamos o consumo dos mais de 8 milhões de clientes e, além de fazer a rotina diária de inspeções por meio dessas avaliações de consumo, fazemos inspeções rotineiras e mutirões em todos o estado. Temos encontrado muitas irregularidades e, ao corrigi-las, conseguimos preservar a receita da companhia”, destaca o superintendente.
Helton Diniz ressalta que essa fraude acontece em todas as classes sociais e precisa ser combatida exaustivamente para conscientizar a sociedade: “É uma questão de cultura e estamos combatendo isso. O prejuízo é rateado entre a Cemig e todos os consumidores adimplentes, diminuindo os ganhos da distribuidora e encarecendo a tarifa para aqueles que usam a energia de maneira honesta”.