A Prefeitura de Montes Claros finalizou as obras de reforma e revitalização dos cemitérios do Bonfim e Jardim da Esperança, localizados no bairro Sumaré. Ao menos 80 mil pessoas irão visitar esses locais nesta sexta-feira, 2, Dia de Finados. A Administração Municipal realizou os serviços a fim de melhorar o aspecto visual e para que os visitantes encontrem os túmulos com maior facilidade.
José Geraldo Dias, gerente de uma das unidades, afirmou que existem cerca de 24 mil sepulturas nos dois cemitérios, que estarão abertos ao público das 7 às 18 horas para visitação. “Para a localização de túmulos, o interessado deve procurar o setor administrativo, com nome do sepultado e data de falecimento”, disse, explicando que, ao fazer isso, o visitante evita transtornos e facilita o acesso e a localização das sepulturas. “Desde o início da semana estão sendo realizados os serviços de limpeza, capina, varrição e pintura para melhorar o aspecto visual dos cemitérios e, ainda, garantir um serviço público de qualidade aos visitantes”, conta.
Recentemente, os dois cemitérios passaram por reforma e tiveram os entulhos retirados. As fachadas também foram pintadas e foi pavimentada a entrada principal do Cemitério do Bonfim. Houve reforma no Setor Administrativo e na iluminação, para melhor atender à população.
O secretário municipal de Serviços Urbanos (SSU), Vinícius Versiane, destaca a importância das obras e serviços como forma de melhorar a estrutura e o visual dos logradouros, principalmente para receber os visitantes. “Todos os preparativos já foram ultimados e alguns familiares já estão se dirigindo aos cemitérios para visitar os túmulos”, afirmou o secretário.
Trânsito
José Wilson Guimarães, presidente da MCTrans, informou que o órgão, em parceira com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, irá desenvolver um esquema especial de sinalização de trânsito para o Dia de Finados no entorno dos cemitérios, para que os visitantes possam comparecer com calma e tranquilidade. “Iremos contar com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal para que todos possam ter acesso aos cemitérios sem maiores problemas”, explicou.