Catopês e caboclinhos de Montes Claros vencem prêmio do Ministério da Cultura

Crédito Fábio Marçal

Três projetos culturais de Montes Claros foram contemplados com o prêmio “Culturas Populares”, uma iniciativa do Ministério da Cultura. O projeto contemplou 500 grupos de todo o país que fortalecem e contribuem para dar visibilidade às diversidades do Brasil.

Em Montes Claros foram contemplados o grupo de catopês do Mestre Zanza, o grupo de caboclinhos da mestra Maria do Socorro, e o grupo Faminguê. Cada um deverá receber R$ 20 mil para dar continuidade às suas atividades.

Os grupos de Montes Claros concorreram com 2.862 grupos inscritos em todo o país. O edital previa 200 prêmios para mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de Grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos.

Com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, foi realizada, em maio deste ano, uma oficina que auxiliou os grupos a elaborar seus projetos, esclarecendo dúvidas relacionadas ao edital do concurso.