O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou hoje (25/10) em todo o Estado uma nova etapa da Operação Alerta Vermelho de 2018. Em Montes Claros foram vistoriados 100 estabelecimentos, sendo que 47 destes apresentavam irregularidades.
Nesta edição, os estabelecimentos escolhidos para serem vistoriados foram farmácias, padarias, churrascarias e pizzarias. As principais irregularidades encontradas foram ausências de saída, sinalização e iluminação de emergência. Os militares constataram também casos de falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, além de extintores com validade vencida.
O 4º Comando Operacional de Bombeiros que tem sob seu comando o 7º Batalhão de Bombeiros Militar, operante em Montes Claros, Janaúba, Januária e Salinas e a 6ª Companhia Independente nas cidades de Diamantina, Pirapora e Curvelo, contou com um efetivo de 102 militares e 31 viaturas para a realização das atividades. No total foram vistoriados 235 estabelecimentos, em que 150 apresentavam algum tipo de irregularidade.
A operação tem caráter educativo, sempre com o objetivo de orientar e esclarecer os proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos sobre as medidas de segurança a serem adotadas para evitar incêndios e sobre os procedimentos para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).