A Associação Comunitária de Moradores do Bairro Guarujá recebeu R$ 19 mil do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FAMMA) para investir no projeto que viabiliza a coleta seletiva porta a porta na região e capacitar famílias carentes com oficinas diversas, dentre elas a de fabricação de sabão em barra.
As ações foram iniciadas em maio deste ano e também recebem apoio dos acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Segundo a presidente da Associação de Moradores do entorno da Lagoa do Interlagos Denise Marcelina Aguiar, as atividades beneficiam, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O projeto é de grande valia e acreditamos no sucesso total, proporcionando também a elevação da auto-estima dos envolvidos”, frisou.
Segundo a gerente de Educação Ambiental da Prefeitura, Vânia Mota, oito projetos foram selecionados e aprovados pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) para receber fundos do FAMMA, atendendo entidades e associações nas zonas urbana e rural. “Ao todo, foram liberados mais de R$ 150 mil para atender aos projetos selecionados pela Comissão de Análise, Acompanhamento e Monitoramento do Codema, em defesa do desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida no município”, concluiu.