O Perímetro de Irrigação do Jaíba, implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), entre os municípios Jaíba e Matias Cardoso, foi objeto de discussão acadêmica durante o Seminário Internacional do Comitê de Processos Cooperativos e Associativos (Procoas), promovido pela Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina.
O evento reuniu pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, interessados em debater de forma multi e interdisciplinar temas considerados estratégicos. A autora do trabalho foi a economista doméstica Solange Marcelino, formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e desde o ano de 2009 é analista em desenvolvimento regional da Codevasf.
Justificando seu trabalho acadêmico, Solange explicou que a Codevasf possui hoje 25 projetos públicos de irrigação em operação, que perfazem mais de 140 mil hectares irrigáveis implantados. São 14.242 produtores assentados em lotes familiares e 1.270 empresas cultivando essas áreas. “Diante dessa grandeza é que nos dispomos a produzir esse trabalho acadêmico como contribuição para ações cada vez mais efetivas neste segmento, com a participação da universidade e do olhar científico, fomentando reflexões e, se possível, contribuindo para sistematização analítica e funcional de programas e ações de impacto junto à sociedade”, frisa a pesquisadora.
Para Rodrigo Rodrigues, Superintendente da Codevasf em Minas Gerais, essa não é uma conquista somente da analista Solange Marcelino, mas de toda a Companhia, que vê em ações como essa o engrandecimento técnico e cientifico de profissionais das mais diversas áreas, em favor do Vale do Rio São Francisco.