Montes Claros tem risco médio para surto de dengue

Crédito Foto: Divulgação Internet

De acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado neste mês de outubro, em Montes Claros, o índice de infestação é de 3,5%, o que aponta risco médio de surto de dengue, segundo o Ministério da Saúde (MS).

Para o Ministério da Saúde, valores de 1% até 3,8% são considerados de risco mediano, e acima de 3,9% já reflete de alto risco de transmissão da doença. O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e da Febre Amarela urbana.

Em Montes Claros, o Bairro Village do Lago 2 é o campeão de focos do Aedes, com índice de infestação de 22,7%.  Seguido pelo Doutor João Alves (18,3%), Tancredo Neves, Bela Paisagem e Dona Gregória, ambos com 13%.

De acordo com o Coordenador de Saneamento e Controle do Centro de Zoonoses Flamarion Cardoso, os focos do mosquito foram encontrados dentro das residências em que possuem moradores. “O índice é um reflexo do armazenamento incorreto de água em domicílio feito pelos moradores em função do racionamento no abastecimento, o que proporciona a situação perfeita para o mosquito se reproduzir”, pontua.

O município, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), informou que vai intensificar o combate aos focos do Aedes aegypti nas áreas mais críticas apontadas pelo levantamento.

O armazenamento de água em tambores é um dos principais causadores da proliferação do mosquito Aedes aegypti