O período chuvoso que vai de outubro deste ano até março de 2019, começa com chuvas isoladas e muitos relâmpagos em Montes Claros, maior cidade do norte de Minas, com mais de 404 mil habitantes, segundo a estimativa para 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o Observador Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Célio de Castro, foi registrado um total de 3,3 milímetros de chuva nessa terça-feira (16) em Montes Claros.
Contudo, ele explica que esse início chuvoso é variável, e que pode ter chovido muito mais que o registrado. “Tanto o início quanto o fim do ciclo chuvoso, são caracterizados por serem períodos de chuvas isoladas, onde são distribuídas de formas diferentes e em localidades diferentes, visto que em um bairro pode chover muito em outro pode chover pouco ou até nada, justamente por não haver essa homogeneidade que é característica desse início de período”, disse.
A média de chuva para o mês de outubro na cidade é de 110 milímetros, e para este ano são esperados algo em torno de no mínimo 60 milímetros, um valor bem menor do que o previsto para o mês. Para a segunda quinzena do mês de outubro, a previsão é de chuvas isoladas acompanhadas de trovões e relâmpagos.
Durante todo o período chuvoso, a perspectiva é que caia cerca de 1.100 milímetros de chuva na cidade, ficando dentro da média histórica registrada pela estação localizada dentro do Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Porém, nos últimos quatro anos, o município não tem conseguido chegar a esse marco, ficando em torno de 600 à 700 milímetros.
Mesmo com o fator histórico negativo, Célio de Castro acredita que as precipitações em Montes Claros fiquem dentro da meta histórica, ou que consiga superar os anos anteriores.