Corpo de Bombeiros faz alerta sobre acidentes com crianças no período de recesso escolar

Crédito foto divulgação

Os acidentes domésticos são uma das principais causas das mortes e ferimentos em crianças. Com medidas simples, o ambiente doméstico pode se tornar muito mais seguro. Veja aqui algumas dicas de segurança doméstica:

– Nunca deixe o ferro ligado com o fio desenrolado e ao alcance das crianças. A alta temperatura, o peso e a eletricidade podem provocar queimaduras e outros acidentes.

– Facas, tesouras, chaves de fenda e outros objetos de ponta nunca devem ser dados às crianças. Mantenha esses objetos em locais fechados onde ela não tenha acesso.

– Nunca permita que crianças mexam com álcool e outros produtos inflamáveis ou perigosos. Produtos de limpeza (sabão, detergente, água sanitária, soda cáustica etc) e inseticidas devem ser colocados em locais de difícil acesso e nas embalagens originais.

– Jamais deixe as panelas com os cabos virados para fora do fogão.

– Cuidado também com vazamento de gás. Verifique sempre se os botões e as mangueiras do fogão estão em ordem.

– Crianças nunca devem ser deixadas sozinhas perto das piscinas. Em casa deve ser colocada tela de proteção ou grade em volta da piscina. Toda vez que a criança for nadar, em casa ou no clube, nunca deve deixar de usar bóias.

– Coloque grades ou redes de proteção nas janelas para evitar quedas. Muitos acidentes acontecem pela falta de proteção em janelas e sacadas.

– As escadas devem possuir corrimão e o piso deve ser antiderrapante. Coloque protetores e barreiras em todos os acessos da casa que levem à escada para proteger crianças menores, principalmente na época em que estão engatinhando ou começando a andar.