A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) promove o 15º Seminário de Apicultura do Norte de Minas. O proposityo é discutir as potencialidades do mel de aroeira na região e uso da tecnologia na apicultura, como forma de aprimorar a produção. O evento é gratuito e acontece nesta quarta-feira (17), entre as 8h e 18h, no espaço de eventos da OAB, no bairro Ibituruna em Montes Claros.
De acordo com programação divulgada pela Codevasf, o encontro terá inicio com a formação de uma mesa redonda, para discussão sobre a indicação geográfica do mel de aroeira, discutindo sobre a caracterização e os procedimentos para registro desse tipo de mel. Na parte da tarde ocorrerá palestra O público-alvo desse seminário são apicultores, produtores rurais, fornecedores de equipamentos, estudantes, técnicos, professores, universidades, agentes financeiros e entidades públicas e privadas. As inscrições poderão ser realizadas no local do encontro. A Codevasf tem como parceiros na realização desse encontro, o Senar, Sebrae/MG e Emater/MG, com o apoio de várias outras empresas e entidades públicas
O superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues afirmou que em pouco mais de 14 anos de atuação na cadeia produtiva da apicultura, com investimentos em torno de R$6 milhões, a Companhia conseguiu tornar essa atividade em uma significativa fonte de renda familiar, que só tinha a agricultura de sequeiro como sustento da família. Hoje, a apicultura envolve em toda sua cadeia produtiva, distribuída em mais de 20 associações comunitárias, num total de 1.500 famílias de apicultores, produzindo aproximadamente mil toneladas de mel por ano, com renda em torno de R$10 milhões. Esses números, segundo Rodrigo, são considerados altamente satisfatórios em razão de serem da agricultura familiar de uma das regiões que mais sofrem com as longas estiagens, notadamente nos últimos anos.