Celulares iOs atualizam Horário de verão e usuários acordam uma hora mais cedo

Crédito Foto: Divulgação/internet

Usuários do celular iPhone levaram um susto nesta manhã de segunda-feira (15/10). O motivo foi os celulares iOS atualizaram o horário de Verão e no período da madrugada, despertaram uma hora mais cedo.

Ainda não se sabe qual foi motivo da atualização, e se o mesmo ocorreu também nos demais aparelho android.
Vale lembrar que a atualização do Horário de Verão acontece a 0h de 18 de novembro, um mês depois da data estabelecida e terminará à 0h de 17 de fevereiro de 2019.

A alteração no horário foi promovida pelo Governo Federal através do decreto 6.558, alterando o início do Horário de Verão para o terceiro domingo de novembro, em virtude das eleições de outubro e das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dias 4 e 11 de novembro em todo o país e a previsão é de que 5,5 milhões de estudantes participem do exame.

Tradicionalmente, a mudança acontece em outubro. No final do ano passado, o presidente Michel Temer (MDB) assinou um decreto para reduzir o período do horário de verão neste ano, a fim de evitar conflitos com as urnas. Desde 1985, o governo utiliza a ferramenta para que se possa aproveitar mais a luz do sol e, como consequência, fazer economias de energia elétrica.

Neste ano, municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal adiantam em uma hora o relógio.
O leste do Amazonas, Roraima e Rondônia deixam o relógio atrasado em duas horas em relação a Brasília. Já parte oeste do Amazonas e Acre ficarão três horas atrasados.

Em 2017, segundo informações do Ministério de Minas e Energia, o horário de verão 2016/2017 gerou economia de R$ 159,5 milhões devido à redução no uso de termelétricas – usinas que produzem eletricidade mais cara porque usam combustível para funcionar.