Comércio prepara contratação de temporários

Crédito foto divulgação

Os empresários de Montes Claros e de todo o Estado já pensam reforçar as equipes de vendedores para garantir o bom atendimento aos clientes no final do ano, devido ao aquecimento do comércio varejista. De acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio/MG), cerca de 16,4% dos empresários pretendem contratar temporários a partir do próximo mês, apostando no crescimento das vendas. O volume é praticamente o mesmo do ano passado (16,3%) e superior aos 11,9% apurados em 2016.

Entre as empresas que contrataram em 2017 e irão repetir o ato neste ano, o total de novos postos será ampliado ou mantido para quase 90% dos entrevistados, resultado de um ambiente econômico mais favorável. “Observamos a inflação sob controle e os juros mais baixos, além de uma reação, ainda que lenta, do emprego, o que gera uma boa perspectiva para o período de Natal e Réveillon”, destaca o economista da entidade, Guilherme Almeida.

Outros fatores que irão contribuir para a contratação de temporários estão a melhora na confiança do consumidor nos últimos meses, em função de um ganho real na renda, e o aumento na confiança do empresário, dado o desempenho favorável nas datas comemorativas ao longo de 2018.

As principais demandas para o período são por vendedores (61%), operadores de caixa (14,6%), assistente de loja (9,8%) e estoquistas/repositores (6,1%). O segmento de tecidos, vestuário e calçados (42,6%), seguido por livros, jornais, revistas e papelarias (20%) são os que prometem mais oportunidades de trabalho para essa data.

Outro ponto positivo da pesquisa é que, em apenas 17,4% das empresas, a possibilidade de efetivação dos novos funcionários é nula. Já para 41,3%, as chances são altas ou muito altas.