Pagar dívida segue sendo o principal motivo de pedidos de empréstimo

Crédito foto divulgação

Estudo realizado pela Lendico, plataforma digital de crédito pessoal, mostra que os principais motivos das solicitações de empréstimos online são para pagar dívida. Em um comparativo entre setembro de 2017 e setembro de 2018, a Lendico observou um aumento do número de pedidos de empréstimo. Foram 81% mais solicitações no site em relação ao mesmo mês de 2017.

Pagar dívida segue sendo o principal motivo de pedidos de empréstimo, representando 33% dos pedidos em setembro, seguido de Novos Negócios, que representam 15,4%. O perfil do solicitante de empréstimo via fintech continua sendo formado por pessoas de 21 a 60 anos. Elas representam 92% dos pedidos totais. Contudo, houve aumento de 9% no número de pedidos feitos por maiores de 60 anos em setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Profissionais com carteira assinada foram responsáveis por 39% dos pedidos em setembro e os autônomos por 30%. Aposentados, pensionistas, desempregados, donas de casa, empregados domésticos, empregados sem carteira assinada, empregadores, estudantes, funcionários públicos e rentistas somaram juntos 31% dos pedidos.

Além disso, a empresa observou aumento de 58% nos pedidos de crédito para investir na própria empresa; 39% para tratamentos médicos; 41% para eletrônicos e eletrodomésticos; 35% de aumento para compra/refinanciamento imobiliário; 20% para pagar dívida; 36% para mobília reforma e/ou mudança e 12% para educação.

Em relação a agosto de 2018, houve um aumento de 18% no número de solicitações de empréstimo para tratamentos estéticos em setembro, o que pode estar relacionado à proximidade com o verão.