Após 13 meses e vários encontros foi apresentado na última terça-feira (25), em Januária, o Plano de Desenvolvimento Territorial do Programa Líder “Ser Tão Velho Chico”. Participaram do evento gestores municipais, empresários e representantes de entidades de classe. Desenvolvido pelo Sebrae Minas em parceria com as prefeituras de Januária, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz, São João da Missões e Bonito de Minas.
A inciativa visa promover a transformação regional por meio da articulação de ações integradas, valorizando as potencialidades dos municípios participantes do projeto, fortalecendo parcerias para o desenvolvimento sustentável da região.As demandas do plano de ação contemplam atividades que vão de 2018 a 2030. Estas ações foram divididas nos eixos de turismo, educação empreendedora e agropecuária, e tratam de diversas possibilidades e soluções para explorar o potencial e alavancar o desenvolvimento da região.
Presente no evento, o Diretor Técnico do Sebrae Minas, Anderson Cabido, destacou a importância da união dos líderes para o sucesso da iniciativa. “É preciso que todos se unam, gerem uma convergência e andem na mesma direção. E quem vai fazer isso não é o Sebrae e ninguém de fora, mas sim os próprios líderes, que através do diálogo vão buscar o mesmo caminho para do desenvolvimento. Esses líderes são agentes de transformação, cooperação, proatividade, honestidade, transparência, e resiliência”, enfatizou.
O gerente Regional Norte do Sebrae, Claudio Luiz Oliveira, acredita que o programa pode virar referência para outras regiões. “O objetivo é que até 2030 tudo que foi planejado e que está delineado seja realmente concretizado a ponto de incentivar pessoas de outros municípios e outras regiões a virem visitar e ver de perto a transformação”, relatou.
Mão na massa
Empresária em Januária, Patrícia Campos é integrante do grupo de 42 participantes do programa. Ela destaca a importância da iniciativa e pede o envolvimento de toda a comunidade. “Estamos carentes de líderes e o aprendizado que tivemos com o Programa Líder fortalece o espirito de liderança que, aliado ao conhecimento acadêmico e às competências técnicas, nos ajudará a buscar o desenvolvimento da região. Não podemos ficar parados esperando somente ações do poder público. É preciso que as lideranças regionais se organizem e façam as transformações necessárias para a comunidade”, ressaltou.
O próximo encontro dos líderes será em novembro com a presença de consultores do Sebrae Minas. ” O trabalho continua, e pelo menos uma vez por mês vamos nos reunir para fazermos monitoramento das ações e buscar novos parceiros nos municípios participantes. Quanto mais as pessoas se envolverem com o Programa, maiores as chances de alcançarmos o objetivo que é o desenvolvimento da região em todos os setores”, reforça a analista do Sebrae Minas Aline Magalhães.