Itacambira encerra campanha do setembro amarelo com palestra sobre suicídio e depressão

A secretaria municipal de saúde de Itacambira, realizou na noite desta terça-feira (25), no clube social Ildo dos santos, uma palestra em apoio ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio.

Segundo a psicóloga Luisa Jordana Ferreira, o intuito da palestra foi falar sobre o suicídio e divulgar o tema, alertando a população sobre a importância de sua discussão.

O Psicanalista Eugerson Novais, que foi o palestrante da noite, ressaltou a necessidade de debater esse assunto. “Percebemos que ainda é um assunto que tem muito tabu, principalmente por partes dos pais, que muitas vezes não percebem as mudanças de comportamento dos filhos, também devido  ao estilo de vida da pós modernidade onde o trabalho virou algo prioritário  na vida dos pais, e com isso não tem mais tempo de está junto aos filhos, comprando suas companhias através de celular e outras coisa da área, aí perderam a sensibilidade de notar a angústia, a depressão e até mesmo os sinais que eles estão dando em tentar tirar suas vidas“, destacou o Psicanalista.

A estudante Adenilde Fernandes, que participou do evento, acha extremamente necessário a discussão desse tema com a população. “Achei a palestra muito interessante por que falou de temas que antes não era , mas hoje é muito comum na nossa cidade que é a depressão e o suicídio. Muito importante para a sociedade ficar atenta, os sintomas, as curas, e a palestra serviu para informar e nos deixar mais atentos aos sinais que as pessoas dão quando estão passando por isso”, concluiu a estudante.

O evento encerrou o ciclo da campanha do setembro amarelo, mas a cidade começa na próxima semana outra campanha nacional, o outubro rosa, que visa a prevenção e do diagnóstico do câncer de mama.

 

Créditos Fotos: Luisa Jordana