Em reunião realizada na tarde desta segunda feira (24), foi apresentado aos coordenadores do Hospital Municipal de Januária (HMJ) o relatório da última vistoria realizada pelos técnicos da Vigilância Sanitária (VS) da cidade ao hospital. A VS realizou a visita neste mês de setembro e apontou as demandas que a instituição deverá solucionar ou melhorar para conseguir a liberação do Alvará Sanitário de funcionamento.
O Alvará Sanitário habilita o hospital a realizar cirurgias eletivas e o principal, dá acesso a verbas estaduais com o Pro-Hosp, que gira em torno de 90 mil reais mensais. Durante apresentação foi possível fazer uma comparação entre o que apontava o relatório anterior e o atual, o que evidenciou um grande avanço em diversas áreas com resolução de mais de 50% das demandas, com destaque para o funcionamento das comissões internas, a reordenamento da escala de trabalho, incluisve na escala de médicos com preenchimento de todos os chamados “furos de escala” na maternidade e no pronto socorro. Este último com dois plantonistas atendendo 24 horas por dia.
De acordo com a diretora administrativa Lilyan Karla, a ideia é envolver, mais profundamente, todos os servidores para que essas demandas sejam bem recebidas pela equipe a fim de criar um clima favorável e eficaz para execução da estratégia de trabalho.
Segundo secretário de saúde de Januária, Deyvison Diaz sem o envolvimento de toda equipe da instituição não será possível resolver todas as demandas, “há uma chance real de se conseguir a liberação do Alvará Sanitário para o hospital, porém é preciso que todos nós e toda a equipe do hospital nos comprometamos a vencer essas etapas e a trabalhar em conjunto para resolução das não conformidades” enfatizou. A VS deverá retornar em novembro para conferir se as não conformidades apontadas foram resolvidas.