Desde os sinais de fumaça, na era da pedra lascada, podemos dizer que a comunicação mudou um pouquinho. Atualmente, uma criança ganha seu primeiro smartphone antes de aprender a andar, aparelhos utilizados como babás eletrônicas para distrair os pequenos. Alguém já pensou como será esta geração daqui a 10 anos? Com a velocidade da informação na era digital esse público consumidor poderá ter hábitos de consumo completamente diferente dos de hoje.
Uma empresa de 30 anos de fundação, nasceu junto com a internet no Brasil, em 1988. E, certamente, passou e ainda passa por bons desafios para se manter no mercado. A comunicação é o fator X desse cenário. A forma como uma organização executa o treinamento de sua equipe também está mudando, a tecnologia mexe com nossos hábitos sem pedir licença. Não por acaso os consultores e coachings se multiplicam, precisa-se de alguém para ajudar a lidar com tanta novidade. O conhecimento é a chave que abre muitas portas, especialmente aquela que quebra paradigmas.
A palavra comunicação é uma derivação do termo latino _Communicare_ que significa; partilhar, tornar comum. E desde que optei por trabalhar com Comunicação Social, gosto de usar esta analogia, ou seja, comunicar é tornar uma ação comum, uma ação social. Além de informar, formar uma ideia, ajudar a construir conceitos, seja dentro das organizações ou fora, a comunicação é o elo entre emissor/empresa que emite uma mensagem e o receptor/cliente que recebe a informação.
A internet consegue potencializar o feedback desta relação e promove a participação de todas as partes, a todo momento, na vida e no cotidiano de todos. Porém, a falha na comunicação é passível de uma interpretação equivocada e todo o esforço se tornar um tiro no próprio pé. Daí a importância de ter a mensagem adequada ao meio e ao público. Mas como saber qual a melhor estratégia para o seu negócio, para ser melhor compreendido? Se você estiver se fazendo esta pergunta, já está com meio caminho andado. Porque admite que estamos em plena revolução digital e que há muitas perguntas esperando respostas e pela velocidade da tecnologia, nem sempre dá tempo de absorver tudo o que é preciso. Em pouco tempo, a internet tomou grandes proporções e passou a fazer parte da rotina diária das pessoas. Ter um site, perfil nas redes sociais, investir em conteúdo online e offline, investir em marketing digital… Se sua empresa ainda não possui nada disso, podemos dizer que a sua comunicação precisa de um start. Afinal, enquanto seu planejamento de marketing está divagando com a cabeça nas nuvens, seu consumidor está literalmente vivendo “a nuvem”.
Nágila Almeida.