Consagrado como o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil caminha para o encerramento do biênio 2017/2018, que tem os temas: Na pisada dos cocos e Bandas de Música: formações e repertórios.
De 23 a 26 de setembro, Montes Claros receberá os grupos Coco de Tebei (23), Samba de Pareia da Mussuca (24), Coco de Zambê (25) e Coco do Iguape (26). As apresentações ocorrerão às 19h, no Salão de Convenções do Sesc Montes Claros (rua Viúva Francisco Ribeiro, 191, Centro) e a entrada é gratuita.
Criado em 1998, o Sonora Brasil é uma iniciativa do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc) e tem o objetivo divulgar grupos tradicionais que trabalham com músicas não comerciais e valorizar a cultura regional, além formar novos ouvintes e plateias.
A seleção dos artistas e a definição das temáticas é feita por uma curadoria nacional, formada por profissionais do Sesc de todo o país.
O projeto possibilita ao público o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pela instituição. A proposta é despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando as especificidades das obras e de seus intérpretes.
Em 2017, circularam pelo Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, os grupos que representaram o tema Bandas de Música: formações e repertórios. As regiões Norte e Nordeste receberam os grupos que integram o tema Na pisada dos cocos. Este ano, a ordem se inverte.
No ano passado, o projeto promoveu 420 concertos de música regional brasileira, em 108 cidades, incluindo municípios fora dos grandes centros urbanos.
Além de Montes Claros, o Sonora Brasil também passará por Belo Horizonte, Teófilo Otoni e Uberaba, em setembro.
Informações sobre o evento: (38) 2104-5100.