Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, a Santa Casa de Montes Claros, através do setor de Medicina do Trabalho, vem desenvolvendo ações que visam a promoção, proteção e recuperação da saúde dos colaboradores. Entre as ações estão os Grupos Terapêuticos e a Escuta Terapêutica.
De acordo com o psicólogo Junio Mendes Rocha, a Psicologia do Trabalho visa analisar e modificar os comportamentos e as situações do homem no trabalho. Em relação aos Grupos Terapêuticos, ele explica que a iniciativa é um momento proporcionado para nortear discussões e temas específicos com cunho terapêutico, gerando mudança de pensamentos, atitudes e prevenção a possíveis adoecimentos. ” A partir do tema delineado no grupo e através das discussões e trocas de experiências, os colaboradores se sentem à vontade para expor e compartilhar seus sentimentos, possibilitando reconciliações e conexão entre os colaboradores participantes, melhoria no quadro de humor e aproximação através da empatia”, diz.
Já a Escuta Terapêutica, que consiste em atendimentos individuais, visa proporcionar o acolhimento, escuta e apoio aos colaboradores. “Esse é um momento para que os colaboradores possam relatar sobre as suas ansiedades, impotência e conflitos vivenciados no ambiente de trabalho e questões pessoais. A Escuta Terapêutica é o lugar de tomada de consciência diante das vivências cotidianas, favorecendo a tomada de posição e a prevenção ao agravamento de situações que geram mal-estar”, ressalta o psicólogo.
Todos os colaboradores da Santa Casa podem buscar esse recurso de atenção Psicológica, oferecido pelo hospital. Os atendimentos ocorrem na Medicina do Trabalho, regidos pelo Código de Ética do Psicólogo, resguardado pelo sigilo profissional.