O Cruzeiro perdeu muitas chances e não conseguiu emplacar a terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Na noite em que Mano Menezes resolveu mudar cinco peças da equipe (Egídio, Manoel, Henrique, Bruno Silva e Rafinha entraram nas vagas de Marcelo Hermes, Dedé, Romero – em nova função nesta quarta -, Robinho e Arrascaeta), o time celeste sofreu dois gols no segundo tempo e foi derrotado por 2 a 0 para o Corinthians, em São Paulo. Ángel Romero marcou as duas vezes para os donos da casa, que também atuaram sem Rodriguinho, negociado na última semana com o Pyramids, do Egito.
Com o resultado, os mineiros deixam o G-4 do Campeonato Brasileiro e fecham a quarta-feira na 5ª colocação do torneio, com 24 pontos. Nesta quinta-feira, o Grêmio recebe o São Paulo na Arena, às 19h30, e pode ultrapassar a Raposa na classificação. O Corinthians chegou aos 22 pontos, mas seguiu na 8ª posição da tabela.
Na próxima rodada, o Cruzeiro tem compromisso contra outro paulista. O adversário da vez será o São Paulo, vice-líder do Brasileirão, em duelo marcado para o domingo, dia 29, às 16h, no Mineirão. Na sequência da temporada, a equipe celeste já tem o primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Santos, quarta-feira (1º de agosto), às 19h30, na Vila Belmiro. O Corinthians, por sua vez, visita o Vasco no Mané Garrincha, em Brasília, pela Série A, às 11h de domingo.
O jogo
Desfigurado depois de perder jogadores importantes na janela de transferências, casos do zagueiro Balbuena e do meia-atacante Rodriguinho, o Corinthians adotou estratégia totalmente reativa no início da primeira etapa. Esperou o Cruzeiro avançar para tentar atacar nos espaços deixados pela Raposa. A estratégia não funcionou, muito em função da organização da equipe de Mano Menezes, que encaixou muito bem a marcação no tempo inicial, ainda que com cinco mudanças em relação ao time que venceu o Atlético-PR por 2 a 1 na última rodada do Brasileirão.
Se por um lado mostrou consistência defensiva, conseguindo passar o primeiro tempo quase inteiro sem sustos do Corinthians, o Cruzeiro foi pouco efetivo no ataque. A chance mais clara aconteceu logo no primeiro minuto de jogo. Thiago Neves aproveitou saída de bola equivocada da defesa alvinegra e lançou Barcos na área. O argentino fintou Leo Santos e bateu cruzado, mas Cássio fez defesa importante. A oportunidade mais clara dos donos da casa aconteceu aos 23′. Romero recebeu na direita, cruzou para a área e por pouco Jonathas não conseguiu finalizar. Manoel salvou na pequena área, no momento do chute.
O Corinthians voltou com mais intensidade do intervalo. Ajustou a estratégia, melhorou a marcação e partiu para cima do Cruzeiro com mais consistência ofensiva. Com mais jogadores no campo de ataque, levou perigo aos 14′, com Pedrinho, e abriu o marcador dois minutos depois. Aos 16′, Danilo Avelar fintou Lucas Romero e finalizou de dentro da área para a defesa de Fábio. O goleiro cruzeirense espalmou e, no rebote, Ángel Romero apareceu livre para fazer o gol. 1 a 0.
Mais uma vez com Barcos, o time celeste quase respondeu aos 26′. Robinho cruzou para o argentino, que errou a tentativa de cabeça dentro da pequena área. Ainda que o Cruzeiro tenha crescido depois do gol que sofreu e aumentado as chances – Mano colocou David no jogo –, foi o Corinthians que marcou pela segunda vez. Jadson cobrou falta no travessão e, mais uma vez no rebote, Ángel Romero ampliou o placar. Com 1,77m, ele venceu a disputa pelo alto com Manoel, de 1,81m. 2 a 0. A partir daí, a equipe celeste se lançou completamente para o ataque. Por muito pouco não marcou em chances de David e Barcos, aos 38′ e 39′. Com o empate, a Raposa perdeu a vaga no G-4 do Brasileirão.
CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Leo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel, Douglas, Ángel Romero, Jadson (Paulo Roberto) e Clayson (Matheus Vital); Jonathas (Pedrinho). Técnico: Osmar Loss
CRUZEIRO
Fábio; Lucas Romero, Manoel, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva (Robinho); Bruno Silva (Arrascaeta), Thiago Neves e Rafinha; Barcos. Técnico: Mano Menezes
Gols: Ángel Romero (aos 16’2ºT e aos 34’2ºT)
Cartões amarelos: Lucas Romero, Lucas Silva (Cruzeiro)
Público pagante: 21.031
Público total: 21.307
Renda: R$840.676,01
Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo
Data e horário: 25 de julho de 2018 (quarta-feira), às 21h45
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (CBF/PR)
Assistentes: Pedro Martinelli Christino (CBF/PR) e Luciano Roggenbaum (CBF/PR)