Integrantes do comitê de segurança pública da 11ª RISP (Policias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Bombeiros, a Sociedade Rural e a Cia Promoções, além de outros convidados fizeram a primeira reunião estratégica referente à 44ª Exposição Agropecuária de Montes Claros, a Expomontes, nesta quarta-feira (23).
O evento, realizado de 29 de junho a 9 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde movimenta, em média, R$ 400 milhões e tem previsão de 400 mil pessoas nos dez dias.
“Movimenta toda a cidade e, por isso, é importante que se discuta, defina e proponha melhorias a cada dia. A reunião de hoje serve para avaliar a passada, mensurar ações e acertar tratativas para que as intercorrências sejam menores, em 2018. Nós da Sociedade Rural somos os maiores interessados em fazer uma exposição para família”, diz o Diretor Jurídico da entidade, Renato Alencar.
Leonardo Borges, Diretor da Cia Promoções afirma que coletivos como estes dão mais credibilidade ao evento, pois “tem visões diferenciadas e isso que faz a Expomontes ser um sucesso de público e crítica”.
O Tenente-Coronel Adriano Ribeiro, Chefe do Estado Maior, da 11ª RPM, é quem coordena os trabalhos.
“Hoje damos início ao protocolo do maior evento da nossa região, com várias atrações. Daqui definiremos outras reuniões temáticas para subsidiar a última, dia 25 de junho, que antecede a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Publico. É o início das tratativas, onde destacamos ações e outras ocorrências de 2017, definimos logística. A Expomontes é um evento nosso!”, descreve o Sub-Comandante, que divulga como será a previsão para 2018.
Segundo o Tenente Adriano, a situação fora do Parque ainda preocupa.
“Iremos fazer um redimensionamento da segurança, um novo conceito aplicado pela PM, que requer mais segurança privada dentro do parque e maior efetivo da PM na cidade. O crime violento é praticamente nulo dentro do parque, mas precisamos verificar fora. Essa tendência nacional é gradativa, com menor intervenção pública para que possamos reduzir os números e manter a sensação de segurança para toda comunidade”, finaliza o Tenente-Coronel.
O Capitão Darlan Moreira Soares, dos Bombeiros, garante que essa integração facilita o trabalho. Ele reforça sobre a importância do Posto de Comando Unificado, que tem como objetivo maior uma pronta-resposta, caso haja necessidade durante a promoção da Mostra.
De acordo com Capitão Lauro, em 2017, foram contratados 1.200 seguranças privados. Centenas de policias estiveram dentro e fora do complexo de eventos.
“Em 2017, foram 52. Uma redução de 65%, se comparado de um ano para outro. Contudo, há intercorrências na cidade que impactam no trabalho. A nova estratégia de trabalho vai demandar um aumento no número de segurança privada dentro do parque para a PM possa dar mais cobertura na cidade como um todo”, define.
A MCTrans já implanta o sistema de trânsito no entorno do parque a partir de 20 de junho. Durante o evento, medidas efetivas de sinalização serão implantadas para melhorar o fluxo de veículos e pedestres.
Dia 03
O Dia do aniversário de Montes Claros tem um planejamento à parte, pois é onde tem o maior fluxo de visitantes. Por isso, será realizado encontro para definir medidas de atendimento aos usuários na data.