Unidade Básica de Saúde é tema de reunião dos vereadores

Melhorias na saúde dos PSFS de Montes Claros foram reivindicadas pelos vereadores durante a reunião ordinária, desta terça-feira (15).

Durantes os discursos, os bairros Santo Antônio I, II e III e São Geraldo I foram citados como exemplo. O vereador Leão destacou que o espaço para o atendimento da população do Santo Antônio é pequeno e não tem condições de atender à demanda e suportar o número de profissionais.

“A proposta é que sejam concentrados os atendimentos da área do Santo Antônio dentro do Hospital Municipal Alfheu de Quadros. Estamos trabalhando com a ideia. Foi disponibilizada a sala, agora falta passar por reformas”, comenta.

Já Dr. Valdivino, que usou o PSF do São Geraldo I como exemplo, relatou que moradores de bairros atendidos pela unidade como o Chiquinho Guimarães vêm sendo prejudicados e não conseguem consultas no local. Ele citou o caso de uma mãe que aos seis meses de gestação não tinha feito nenhum exame ou consulta de pré-natal.

“Nós da comissão de saúde temos que tomar uma providência, não podemos deixar assim. Nós temos um centro de regulação onde deveriam ter verba de R$ 3.400,00 para o centro de saúde semelhante ao Vera cruz, mas são apenas R$ 1.300,00.  São liberados 15 exames por mês, enquanto cada médico atende 20 pacientes por dia. Imagine a proporção. É vergonhoso. Nós da Casa Legislativa temos que nos reunir com a secretaria de saúde para ver, tentar resolver”, diz.

O que diz a Secretaria Municipal

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta,  “a unidade não foi desativada, os médicos que atendiam a unidade do bairro São Geraldo I pediram demissão, mas já foi solicitado a contratação de novos profissionais”, afirma.

Ela ainda informou que quanto ao novo espaço do PSF do bairro Santo Antônio, os móveis estão estocados no hospital municipal, mas que ainda será preciso passar por uma série de mudanças na estrutura da sala ou procurar um imóvel para alugar.