Montes-clarense, especialista em varejo, ganha o Brasil

Fred Rocha é um especialista em Varejo raro. Nascido em Montes Claros, Norte de Minas, carrega o nome da cidade natal por onde passa, levando o conhecimento que tem em empreendedorismo, aos varejistas do Brasil e do mundo. Em 2017, as palestras de Fred atingiram mais de 50 mil pessoas em todo País.

Nascido do ex industrial Mauro Rocha e da professora e comerciante Edertrudes Veloso “Tudinha”, aos 12 anos, foi o primeiro brasileiro da idade dele a realizar um salto duplo de paraquedas do País, antes de se tornar também, aos 13, o mais jovem a praticar vôos de paraglider e concretizar o espírito aventureiro aos 17, quando venceu o primeiro campeonato mineiro da categoria. Ele também criou uma escola de vôo livre.

Antes de se formar em Publicidade, o montes-clarense, passou em economia, mas prestes a concluir se mudou para Ribeirão Preto (SP), onde morou por um tempo e começou empreender.

Em 1999, ele apresentou na monografia de conclusão de curso, um projeto inovador, E-commerce, que, foi julgado pelos professores como fracasso, pois segundo eles, vender pela internet era um “tiro no pé”. Na mesma década, a internet começou tomar proporções no Brasil, e a partir dos anos 2000, em menos de duas décadas de criação, a web já passava por muitas inovações e o hoje é a principal fonte de informação no mundo, além de grandes empresas de E-commerce serem lideres de vendas, cujo sucesso se deve a inovação de Fred Rocha.

Negócio deveria estar no sobrenome do palestrante, já que trabalhou em 16 empresas tendo participado da fundação em boa parte delas. Talvez uma das mais inovadoras, nasceu em 2003, quando deixou a E-commerce e dona “Tudinha”, chamou o filho de louco por abandonar uma carreira promissora na empresa que vendia lojas virtuais, para se tornar vendedor ambulante, em Belo Horizonte, em um caminhão que hoje todos chamam de Food Truck, e pelo tempo da peripécia foi o primeiro com esse formato Gourmet que dão hoje aos carrinhos de comida e bebida.

Empatia, ousadia, carisma, coragem e disposição são características que definem muito bem Fred, que hoje é um dos profissionais do varejo mais requisitados do País e está entre os mais contratados, além de ser autor do Livro Manual do Varejista, que já ultrapassa a marca de 28 mil downloads e três mil impressos.

Fred, conta que não teve apoio quando se descobriu uma criança diferenciada, e sempre gostou de buscar desafios e seguir na contramão das concepções mais superficiais, que diziam que ele não iria conseguir.

Transformar pessoas não é um trabalho fácil, principalmente com o mercado em baixa, explica Fred.

Como resultado de tudo que faz, o empreendedor coleciona uma carreira de sucesso. Aos 42 anos, viaja o mundo analisando os negócios e implantando o conhecimento que adquire, em suas palestras. O garoto que foi por vezes desacreditado, todos os anos realiza expedições para estudar a cultura dos povos, e a mais incrível delas realizou em 2016 quando percorreu com o pai 16.000 quilometros do Oiapoque ao Chuí buscando empreendedores inspiradores pelo Brasil.

“Só nas minhas duas últimas palestras em Espírito Santo, eu falei para mais de 1700 pessoas. As pessoas me veem como inspiração, e mostro que o garoto inovador e d quando percorreu com o pai iferente que ninguém acreditava, hoje é referência no mercado, já que viajo pelo mundo para estudar e mostrar o que cada um é capaz de fazer. M.inha vida é procurar empresários que estão acima da média, e mostrar a capacidade de empreender que cada um tem”, declara.

Estar aberto é sempre uma saída para surpreender, e por isso, mesmo tendo criado e trabalhado em todas essas empresas, hoje ele se dedica inteiramente a ajudar os empreendedores e empresários brasileiros através das palestras, consultorias, cursos, mentorias e estratégias.

Não precisa ser um Steve Jobs, Um Elon Musk ou um Jeff Bezos para ser um inovador, está cheio de pessoas capazes no mercado que têm competência para quebrar paradigmas, além disso, nem tudo está nos livros, pois inovar vai muito além, porque e focar nos objetivos e gostar de criar seus próprios caminhos, como Fred Rocha.