O concurso “Comida di Buteco” encerra domingo (06), em Montes Claros. Neste ano, o evento contou com 19 pratos inscritos na cidade.
Os bares inscritos estão sendo avaliados pelos petiscos, higiene, atendimento e pela temperatura da bebida. Essa é a 11ª vez que o município norte-mineiro sedia o evento.
Leandro Veloso, dono do Quintal Avenida, explica que este ano o concurso superou todas as suas expectativas e o movimento em seu bar cresceu em 40%, se comparado ao ano passado.
“Este ano devo ter vendido mais de 500 petiscos até agora. Estou muito feliz com o resultado e espero continuar no Comida di Buteco por muitos anos”, conta ele que já participa de 6ª edições do concurso.
De acordo com o coordenador local do Comida di Buteco, Rodrigo de Paula, este ano Montes Claros comemora a 12ª edição. Em um momento em que se fala muito em crise, com bares fechando as portas, o CdB surge foi uma oportunidade de aumentar os negócios.
“Em Montes Claros são 12 anos que o CdB acontece das 19 edições. Trata-se de um momento bem esperado pelos bares, pois traz um aumento na venda de petiscos, aumenta o número de clientes visitando e provando as delícias do Comida di Buteco 2018. Sem falar nos patrocinadores nacionais e locais que colaboraram para que o concurso aconteça tranquilamente. O povo de Montes Claros merece não só pelo entretenimento que o CdB proporciona, mas pela contribuição econômica e turística que ela traz para a cidade e região”, destacou.
O projeto é realizado em mais 21 cidades brasileiras. Diferente das edições passada, este ano o tema é livre. O petisco concorrente está tabelado ao valor máximo de R$ 25,90.
Em 2017, o vencedor foi o Kina do Kaipirão com o petisco “Kenga do Caipirão”.
O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos bares tradicionais. Já pode ser considerado, não apenas um concurso, mas um movimento que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de norte a sul do Brasil.
Em 2017, mais de 600 butecos em todo o Brasil participaram. Foram mais de 310 mil petiscos vendidos, 500 mil pessoas votando em seus pratos preferidos, além de mais de cinco milhões de participantes presentes nos butecos.
De acordo com o coordenador do Comida Di Buteco, no ano passado a modalidade gerou seis mil novos empregos e movimentou cerca de R$ 140 milhões na economia nacional.