O Grupamento Tático Ambiental (GTA), da Guarda Municipal de Montes Claros, está sendo treinado pela Polícia Militar com técnicas de abordagem. Uma das fases do trabalho ocorreu, nesta quarta-feira (25), e foi acompanhado pela equipe de jornalismo do Webterra. A GM cuida da segurança dos patrimônios municipais e dará cobertura ainda aos fiscais de meio ambiente.
Segundo o Tenente Alan Kardec, Diretor da GM, o objetivo é reforçar a segurança e dar apoio a PM.
“Se você tem uma tropa que possui conhecimento do que vai fazer, você tem uma efetivamente uma melhoria substancial nos serviços prestados à população, além de estarmos preocupados com a segurança do próprio guarda, ele também irá fornecer para a sociedade um serviço mais especializado”, afirma o coordenador.
O GTA, depois de finalizados os treinamentos, irá atuar junto com a PM em festas realizadas pelo município, em danos ao meio ambiente, caça ilegal, poluição sonora, e em tudo que diz respeito à segurança municipal.
Ação
A previsão para que o GTA esteja pronto e possa ser apresentada à sociedade é até o dia 1º de maio, quando iniciam novos treinamentos com outros grupos.
Ao todo são 29 Guardas participam dos treinamentos que foram desenvolvidos em parceria das Secretárias de Defesa Social e Meio Ambiente. Os critérios de seleção foram em princípio por guardas voluntários e, depois que foram encerrando as vagas os coordenadores escolheram os GMs por perfil e comportamento.
“É de fundamental importância a capacitação e qualificação da Guarda Municipal e a criação do GTA irão trazer principalmente a contenção de invasões, nós estamos aperfeiçoando as táticas de abordagem em parceria com a Polícia Militar, além dos treinamentos que também irão ocorrer com o Corpo de Bombeiros, visando não só a segurança dos Guardas, mas da sociedade como um todo,” declara o Secretário de Defesa Social Anderson Chaves.
Polícia Militar
O Tenente D’angelis foi o responsável pela atividade prática. Segundo ele, o treinamento que os GMs receberam é o mesmo que os policiais militares têm.
“Nós somos agentes de segurança pública, atuamos constantemente em conjunto na rua e precisamos de um nivelamento básico para atuar em parceria, onde repassamos para eles técnicas de abordagem, como proceder a uma busca pessoal, quais são os procedimentos utilizados para localizar materiais ilícitos, além de técnicas em eventos onde é abordado um grande número de pessoas”, explica o Tenente.
Entre os 29 guardas, uma única mulher integra o grupo. Para ela, essa reciclagem é de grande importância.
“Estou na guarda há dois anos, e é muito desafiador, principalmente porque estou representando as mulheres, e esses treinamentos irá aumentar a nossa capacidade de técnicas e aperfeiçoar o que aprendemos na escolinha”, afirma Carine.
Essa ação impacta diretamente na atuação da PM, pois as equipes vão trabalhar de forma sintonizada, minimizando os riscos, uma vez que, quando um não conhecia a forma de atuação do outro maximiza os riscos e aumenta a falta de segurança.
Os treinamentos irão até esta sexta-feira (27), onde serão ministradas diversas técnicas também com os Bombeiros.
https://youtu.be/E8CKrpivcCs