150 cavalos da raça Mangalarga Marchador chegam à Montes Claros, nesta quarta-feira (25) para a XVI Exposição Especializada, no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Os animais são das mais diversas regiões, do Vale Jequitinhonha, Montes Claros, Sul da Bahia, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Curvelo, Brasília e Goiás.
“São competições de marcha e morfologia. Para analisar a marcha, os animais são separados por idade, de um ano a até depois dos dez, mas, de um ano até os três os animais são puxados e não montados e são separados por categoria. A morfologia é julgar as medidas do animal porque o Mangalarga tem medidas específicas, o que mais se aproxima ganha o primeiro lugar. Já a marcha são julgamos animais acima de três anos, porque o juiz monta em todos os cavalos”, explica o presidente do Núcleo Mangalarga Marchador do Norte de Minas, Jorge Antônio dos Santos.
O grande ganhador do concurso é classificado para a fase nacional.
“O que o Mangalarga ganha de prêmio é a valorização do cavalo, por exemplo, de Montes Claros já saiu um cavalo valendo R$ 1.3 milhão, nós vamos atrás de valorização do animal”, esclarece o presidente.
Montes Claros receberá animais de vários lugares do Estado e do País. O segredo do sucesso da Exposição é o local onde ela é realizada.
“O Parque de Montes Claros é considerado uma das melhores estruturas do país e isso é um chama. O lugar é aconchegante, o pessoal é receptivo. Então sempre que tem eventos em Montes Claros, vêm pessoas de outros lugares”, afirma Jorge.
A visitação é aberta ao público das 9h às 18h. Para quem quer inscrever o cavalo, ainda tem tempo, as inscrições são realizadas no Parque de Exposições, na sede do Núcleo de Mangalarga Marchador.