Acidente tumultua trânsito e candidatos a mestrado perdem prova no IFNMG

Cerca de dez candidatos não puderam fazer a prova do curso de Mestrado Profissional em Educação e Tecnológica do Instituto federal do Norte de Minas (IFNMG), no Campus Montes Claros, neste domingo (15), pois não conseguiram chegar a tempo ao local de aplicação do certame. A justificativa é que um acidente em uma via que dá acesso ao Instituto estava paralisada, pois uma viatura do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), atendia a uma vítima de acidente.

Segundo os candidatos, uma equipe do SAMU, precisou fechar a rua por alguns minutos e isso fez com que eles se atrasassem e não conseguissem chegar a tempo, já que o portão foi fechado 15 minutos antes do horário de aplicação das provas.

Ainda de acordo com eles, haviam carros parados dois lados e não tinha como passar. Caso a via não tivesse interditada teriam chegado dentro do prazo.

Entre os candidatos prejudicados, está Joyce Karine, que mora na cidade de São Francisco e saiu de casa às 10h30 para conseguir chegar à cidade e realizar o exame.

“Houve o acidente bem próximo ao local da prova, eu cheguei às 13h46, um minuto depois e o guarda avisou que tinha acabado de fechar o portão e não podia fazer mais nada, ele até buscou orientação da equipe que conduzia o processo e só nos deram retorno às 14h08, e não tinha mais o que fazer. De onde estávamos não dava para ver o portão, por isso não arrisquei ir a pé. Sai da minha cidade cedo e agora só posso lamentar e continuar estudando para novas oportunidades”, relata Joyce.. 

Vídeo gravado por uma candidata.

A principal reclamação dos concorrentes é que a instituição deveria preparar as vias de acesso, já que a principal rua, além de estreita não possui estruturas para que incidentes aconteçam.

O concorrente Mateus Rodrigues, também ficou prejudicado e diz ter estudado por muito tempo para fazer o teste.

“Eu sou de Espinosa e percorri 275 km de distância, é uma grande decepção e o jeito é estudar mais e fazer o próximo processo seletivo”, afirma Mateus.

Em nota o IFNMG e a Comissão responsável pela aplicação das provas informam que tudo ocorreu dentro do previsto e da normalidade e que todos os prazos foram rigorosamente respeitados de acordo com o que determinava o edital.

Com relação ao fechamento dos portões, os itens 6.4 e 6.5 do Edital determinam que: “O acesso ao local em que se realizarão as provas ocorrerá das 13h às 13h45min, pelo horário oficial de Brasília”, e “O (A) candidato (a) que chegar após as 13h45min não terá acesso ao local de realização das provas e estará eliminada do Exame Nacional de Acesso”.

Assim, em cumprimento às regras estabelecidas e em respeito aos candidatos que chegaram no horário previsto, os portões foram fechados exatamente às 13h45min. Cerca de 10 candidatos chegaram após este horário e não puderam entrar para a realização da prova e foram automaticamente eliminados, conforme previsto pelo edital. Há de se considerar que 10 candidatos representam apenas 1% dos inscritos na prova. A grande maioria, portanto, chegou dentro do horário previsto e realizou a prova, que se iniciou exatamente às 14h e finalizou às 18h, com exceção de candidatos com necessidades especiais que solicitaram e tiverem deferido o pedido para prorrogação do prazo por mais uma hora. A Comissão continuará seguindo as determinações e prazos definidos pelo Edital.

Com relação ao acidente de trânsito relatado pelos candidatos, o pró-reitor informou que: “Não tivemos conhecimento desse acontecimento”.

O Instituto reitera que, é sempre recomendável a antecipação do direcionamento para o local das provas tendo em vista essa comum possibilidade de problemas de trânsito.

A Comissão continuará seguindo as determinações e prazos definidos pelo Edital.

No Edital, previam 12 vagas servidores da instituição e 12 para ampla concorrência.

O Webterra entrou em contato com o SAMU, mas ainda não se pronunciaram sobre o caso.