O Vereador Edmilson Magalhães (PSDB), acusa a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, da Prefeitura Municipal de Montes Claros, de retardar as informações solicitadas em requerimento aprovado por unanimidade na Câmara Municipal no dia 30/01. Além disso, existem vários projetos parados por falta de planejamento e agilidade do Secretario, Claúdio Rodrigues, que não tem interesse em repassar os processos para a aprovação do chefe do Executivo.
O parlamentar ressalta que o prefeito ao nomear os secretários, deve avaliar além da confiança pessoal, qual o retorno que vem tendo, pois já tem um ano e cinco meses de gestão, o que é tempo suficiente para identificar quem de fato quer ajudar a administração a transformar Montes Claros, na cidade que ele propôs durante a campanha.
“O prefeito é um excelente gestor público e financeiro, mas precisa focar mais em resultados, deve ter coragem para fazer as mudanças necessárias, para tanto, nem precisa exonerar, mas talvez mudar de pasta ou fazer um redirecionamento na sua administração”, explica Edmilson.
Segundo ele, o prefeito precisa de pessoas competentes e de secretarias independentes, pois todas as necessidades que podem ser consideradas básicas passam pelo secretário, uma vez que, os próprios assessores deveriam resolver.
“Nós não podemos esperar um secretário que para comprar uma peça, licitar ou fazer um contrato tem que passar por ele, enquanto os outros secretários da ponta que operacionalizam ficam reféns deste que não possui competência para gerir junto com os seus assessores”, reclama
O vereador disse que acionou o Ministério Público para receber um retorno da Prefeitura, pois ele e outros parlamentares fizeram diversas tentativas para receberem informações da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, que é a secretária responsável por direcionar as demandas, mas não obtiveram respostas.
Ele ainda cita que, de acordo com a Lei de Acesso a Informação, qualquer cidadão deve ter o direito constitucional de acesso às informações públicas, respeitado, o que não vem acontecendo.
“A municipalidade corre sérios riscos de perder secretários competentes, por interferência do secretário, que não desenvolve e não deixa os outros setores desempenharem seu papel junto, aos projetos do Prefeito Humberto Souto”, concluiu o vereador Edmilson Magalhães.