Vereador cobra solução para transporte escolar rural

O vereador Ailton do Vilage (PHS) denunciou, nesta terça-feira (03), a situação Transporte Escolar Rural (TER) de comunidades de Montes Claros. Ele também cobrou que sejam exercidas as funções do Poder Público para que os alunos tenham o direito à educação, como garantia à plena cidadania estabelecida na Constituição Federal.

“Nesta segunda-feira eu fui procurado por alguns pais de alunos de Rio Verde que reclamaram da estrada, dizendo que estão impossibilitados de transitarem e que o transporte escolar está com dificuldades de passar por ali. Além disso, algumas pessoas me procuraram também porque nesta terça-feira os alunos de Rio Verde e Campos Elíseos não puderam ir a escola porque além dos problemas na estrada, os motoristas estariam há três meses sem pagamento e não teria nem condições de colocar o combustível para levar os alunos”, afirma o legislador.

Ter acesso à educação é um direito de todos e o Transporte Escolar Rural é um meio para amenizar a as dificuldades dos residentes no campo, viabilizando assim, um melhor atendimento à necessidade, que os estudantes residentes da área rural têm para a estudarem.

“Nós pedimos uma maior atenção, uma vez que no período de chuva os alunos ficam aproximadamente uma semana sem poder ir à escola porque o ônibus não tem como rodar. A educação é uma parte importante, nós não podemos deixar de citar isso e de buscar soluções para que o problema seja resolvido”, reitera o vereador.

A Secretaria de Educação informou que o responsável pelo Transporte Escolar Rural está nas comunidades rurais destacadas pelo vereador e, que por isso, não é possível afirmar sobre a situação dos locais. Ainda segundo o Executivo, o pagamento de fevereiro não foi realizado por problemas na documentação que deveria ser entregue pelos motoristas, mas o salário deve ser liberado nos próximos dias.