O Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), que vai operarar na área de atuação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte, terá início em maio, é o que informou o órgão, nesta terça-feira (03), em comunicado enviado a imprensa.
“A unidade aérea reduzirá o tempo de resposta dos atendimentos à população com segurança e eficácia” pontua a diretora executiva do Cisrun, Kely Cristina de Moura Lacerda.
Já o presidente do Consórcio, Silvanei Batista, destacou que a aeronave será um reforço importante para o serviço e decisivo no salvamento de vidas.
Desde o começo de março, o Cisrun tem realizado reuniões com o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros para implantar o novo serviço.
A base para receber o helicóptero, adquirido pela Secretaria de Estado de Saúde do Governo de Minas Gerais, funcionará em uma área integrada cedida pela Polícia Militar no Aeroporto Mário Ribeiro. O local passou por reformas para se adequar às normas exigidas pelo Ministério da Saúde e já recebeu móveis, equipamentos eletrônicos e o sistema para a regulação dos chamados.
Dois militares de BH do Corpo de Bombeiros que pilotarão a aeronave já estão em Montes Claros para compor a equipe. O helicóptero atenderá os casos de urgência e emergência que demandarem necessidade de equipe médica em locais de difícil acesso, acidentes em rodovias, assim como transporte de órgãos e tecidos e transferências inter-hospitalar.
O serviço será acionado através do telefone 192 e 193 e os casos serão regulados pela equipe médica do SAMU Macro Norte, que indicarão a necessidade do atendimento em conformidade com os pedidos da população. A nova ferramenta trará agilidade aos serviços de urgência e emergência realizando o resgate de vítimas em áreas remotas e a transferência de pacientes.