Dia Mundial da Água tem programação especial em Montes Claros

Apesar do grande volume de chuvas que atingiu, recentemente, Montes Claros, o racionamento e a falta de água não deixaram de ser realidades no município. Tendo em vista esses aspectos e também o Dia Mundial da Água, o Município programou uma série de atividades em alusão a data.

O evento, que será realizado das 8h às 17h desta quinta-feira (22), na Praça da Matriz, tem como slogan “Soluções naturais para a água” e conta com apoio de entidades locais como Cemig, Emater, Copasa, Codevasf e Exército.

A Unimontes, que também é uma das colaboradoras da programação, contará com a participação de acadêmicos dos cursos de Geografia e Biologia inseridos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Os graduandos desenvolverão atividades como oficinas e exposições por meio de banners ligados à degradação e a preservação do meio ambiente.

Ainda durante o dia de comemoração será apresentada a Carta das Águas, documento que mapeia a degradação ambiental na nossa região e que traça um diagnóstico da nossa atual conjuntura hídrica.

Além da feira, será realizado no mesmo dia, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), um ciclo de palestras com temas referentes à crise hídrica, ao desaparecimento de veredas e a importância da criação do Parque Estadual do Botumirim, no Vale do Jequitinhonha. Já na sexta-feira (23), o ciclo de palestras, juntamente com uma mesa redonda, será no Campus JK das Faculdades Santo Agostinho.

As escolas da rede municipal de Ensino também estão inclusas nos eventos, mediante projeto “Ações Ambientais em Escolas Municipais”, em que são realizados plantios de árvores. As ações que começaram no dia 19, com alunos do bairro Floresta, estão ocorrendo hoje, dia 21, na Escola Municipal Afonso Salgado e terão como próximo destino a Escola Municipal Eunice Carneiro, no bairro Conjunto José Correia Machado.