Outono começa às 13h15 desta terça-feira (20)

O Outono é uma estação de transição entre verão e inverno, e começa nesta terça-feira (20), às 13h15 e finaliza dia 21 de junho às 7h07. Em Minas Gerais as temperaturas estarão dentro da média e devem diminuir com a influência do La Niña, que é um fenômeno oceânico-atmosférico que ocorre nas águas do Oceano Pacífico, cujo a principal característica é o resfriamento fora do normal das águas superficiais nestas regiões Pacifico. Ele é o oposto do El Niño, que aquece as águas, os dois são responsáveis por controlarem a temperatura do Globo.

Segundo o Coordenador do Centro de Meteorologia da Unimontes, Renan Milo, as características principais dessa estação é a gradativa redução da luz solar, já que o Outono sai da zona de calor e muda para estação mais fria. A transição da estação mais quente para o Outono, é chamada de equinócio de outono, pois os raios solares incidem exatamente sobre a linha do Equador, e a terra ficará iluminada de forma equilibrada, portanto, o dia e noite tem a mesma duração. E pode haver variações alterações climáticas. Além do mais, existem dois equinócios, sendo no outono e na primavera, que marca a chegada de cada estação.

“Nessa estação as temperaturas ficam equilibradas, sendo os primeiros meses mais parecidos com o verão com temperaturas próximas dos 30 e 35°, e no inverno com variáveis de 14 e 15°. Nessa primeira fase cogitamos a possibilidade de chuvas, mas lá para o mês de maio é mais difícil a incidência, principalmente aqui no Norte de Minas, onde o tempo fica frio e seco, já em todo Brasil as regiões mais afetadas pelo frio são Centro-Oeste, Sudeste e Sul”, afirma o Coordenador.

O Outono pode ser percebido, principalmente por causa das plantas, que, costumam mudar de cor nessa estação, porque as temperaturas começam a cair e para se protegerem do frio no inverno, elas param de produzir clorofila, que é responsável pela absorção de gás carbônico, com isso elas diminuem a produção de energia, por isso as folhagens ficam amareladas ou avermelhadas.

As mudanças climáticas, também sofrem variáveis, sendo os primeiros dois meses de outono, suscetíveis à incidência de geadas nas primeiras horas do dia, porém, entre maio e junho, que é mais úmido e seco, pode haver inversão térmica, que é quando o ar frio fica impedido de circular por causa de uma camada de ar quente que dica próxima a superfície terrestre. Com isso, a qualidade do ar diminui, pois, esse ar quente não consegue passar para camadas mais altas da atmosfera. Os grandes polos são os que mais sofrem com isso, principalmente pela grande quantidade de poluição causada pelas indústrias de automóveis, etc.