Operação “cirúrgica” é realizada no grande Santos Reis e quatro são presos

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Militar realizaram, nesta terça-feira (20), na região do Grande Santos Reis, em Montes Claros, a Operação Conexão, de combate ao crime organizado, especificamente para coibir o tráfico de drogas naquela localidade. 30 policiais participaram da ação em oito viaturas.

A atuação coordenada e planejada pelas unidades de segurança cumpriu seis mandatos de busca e apreensão e prendeu quatro acusados. Um deles era o líder da organização criminosa. Dois suspeitos, dois estão foragidos, inclusive um dos gerentes, o Gordo. A idade dos presos varia entre 20 e 30 anos.

A primeira parte da operação foi realizada em 29 de dezembro. À época, três integrantes da quadrilha foram detidos. Dos nove, somente dois não foram encontrados, mas a Polícia já montou uma ação específica para localizá-los.

“O Ministério Público vinha monitorando esse grupo no bairro Santos Reis há um ano e as técnicas de investigação permitiram que nós apurássemos o modo de operar dessa quadrilha e vimos que eles costumavam trazer drogas de São Paulo para vender aqui”, explica o Promotor coordenador do GAECO – regional Montes Claros, Flávio Márcio Lopes Pinheiro.

Todos os presos não tem ocupação funcional e todos têm passagem pela polícia. Eles vão responder por três acoes penais na 1ª Vara criminal.

“O Ministério Público conseguiu desenvolver essas investigações que culminaram na operação junto com o apoio da Polícia Militar e já foram oferecidas as ações penais, essas pessoas já vão responder judicialmente e esperamos que o poder judiciário esteja à altura da responsabilidade e acabe condenando essas pessoas”, afirma Flávio.

O caminho da droga

Segundo o Tenente Coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, a droga era transportada por ônibus de turismo clandestinos e, algumas vezes, por ônibus regulares também.

“Esse grupo tinha uma grande atuação no tráfico de drogas no grande Santos Reis. É difícil mensurar a movimentação de drogas desse grupo, mas pelas investigações vimos que tinha carregamentos de até 50 quilos de maconha e já fizemos a apreensão de um quilo de pasta base de cocaína em dezembro”, relata.

Número de Homicídios 

“90% dos homicídios de Montes Claros estão relacionados com o tráfico de drogas. Houve um investimento significativo e, consequentemente, a redução drástica. Em 2017, foram 46 homicídios e quatro latrocínios. Foi uma resposta integrada das policias Militar, Civil, Ministério Público e poder judiciário que fez com que o número de homicídios em nossa cidade reduzisse significantemente”, afirma o Tenente Coronel Rômulo.

Operação Conexão 

A ação de hoje teve início a partir da prisão de acusados de envolvidos com explosão de caixas eletrônicos, mas o grupo preso, nesta terça-feira, nada tem a ver com este crime especifico.

Confira a transmissão ao vivo pela Fanpage do Webterra.