O Cruzeiro venceu o Lomas Vóley, da Argentina, e conquistou o pentacampeonato do Sul-Americano de Vôlei. A equipe mineira venceu, na noite deste sábado (3), por 3 sets a 0, com parciais de 25 a 19, 25 a18 e 25 a 20. A final da competição foi disputada no Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros, com um público de 3,3 mil torcedores.
Além do quinto título na América do Sul conquistado pelo Cruzeiro, o time ainda garantiu vaga em mais um mundial, que acontecerá em dezembro na Polônia. Com a conquista da quinta taça, o time celeste agora se iguala as marcas dos clubes brasileiros Banespa e Paulistano, que eram as únicas equipes com cinco troféus do Sul-Americano.
O dono da casa, Montes Claros Vôlei, ficou em terceiro lugar. O time enfrentou o Personal/Bolivar, da Argentina, e venceu de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 28/30; 25/23; 25/23 e 25/15 em 1h30min de partida.
Na avaliação do gestor do Moc Vôlei, Andrey Souza, o campeonato foi bastante positivo, principalmente no aporte social e econômico que a cidade recebeu.
“A grande maioria não imagina o quanto custa de dedicação, responsabilidade e, sobretudo o aporte envolvido em um evento desta magnitude. Movimentamos na economia da cidade mais de 500 mil reais, isso é uma contribuição mais que positiva neste momento de dificuldade que o nosso país passa, pois envolveu toda a cadeia produtiva relacionada ao comércio da cidade, com hotéis cheios, bares com dezenas de estrangeiros conhecendo nossa culinária e cultura, casas noturnas lotadas e o comércio do entorno do ginásio aquecido. Além de gerarmos mais de 50 empregos diretos e 100 indiretos. Oportunizamos inúmeras condições para que a grande maioria da população tivesse acesso gratuito aos jogos, onde foram liberados gratuitamente em todos os jogos servidores públicos municipais e estaduais, alunos da rede pública de ensino (estadual e municipal), além de realizarmos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com a liberação da entrada de todas que fossem ao ginásio vestidas de rosa. Sem contar nos parceiros e patrocinadores que acreditam no projeto e aliaram suas importantes marcas a um evento de sucesso como foi o Sul-Americano”, destacou Andrey Souza.