Uma publicação movimentou as redes sociais, nesta semana. Uma idosa, de 81 anos, chegou ao Hospital Aroldo Tourinho queixando de dores para andar e foi atendida por uma cardiologista.
“Liguei para os hospitais de Montes Claros para saber qual deles tinha ortopedista atendendo pela Unimed, o Aroldo Tourinho informou que teria ortopedista até às 23h. Cheguei ao hospital as 18h57 com minha tia que queixava de dificuldade em locomove”, conta o farmacêutico, Samuel Goes.
No momento da chegada, não havia médicos na unidade, mas, sim um plantonista, que poderia ser chamado caso necessário.
“Depois de 19h30 me chamaram e eu expliquei a situação. A atendente me disse novamente que não havia ortopedista e que ele seria chamado caso surgisse uma necessidade, mas me perguntou se eu queria passar pela clínica geral. Eu disse que não. A atendente ligou para um ortopedista, buscando saber se ele estava escalado para o plantão e foi ligando até descobrir quem era responsável pelo dia”, explica Samuel.
Samuel conta, ainda, que percebeu um descaso por parte do médico quando foi dito que era uma idosa que o aguardava.
“Percebi que o ortopedista escalado ficou questionando quem era, e quando a atendente explicou que se tratava de uma senhora idosa que estava com o joelho inchado, ele fez pouco caso, dizendo que não iria. A atendente ligou para outros médicos tentando encontrar alguém que o substituísse e ela explicou ao outro médico que o plantonista não iria porque ‘estava sem transporte’”, relembra.
O fato aconteceu na última sexta-feira (23), quando houve o apagão em Montes Claros e região, mas, tomou proporção no começo desta semana.
“Quando percebi que a luz demoraria a voltar, sai para fazer um lanche, e nesse momento a atende aproveitou para convencer minha tia a ser atendida pela clínica geral, dando uma desculpa sobre a falta do médico, desculpa que a mesma não compreendeu bem. Quando eu voltei, a ficha dela já estava pronta. Ela foi atendida por uma cardiologista, foi medicada, fez um raio-x e liberada”, conta.
Em nota, o Hospital Aroldo Tourinho confirmou que o médico teve problemas pessoais.
“O Hospital Aroldo Tourinho informa que o médico de plantão na Ortopedia alegou um problema pessoal, que o impossibilitou de comparecer. No entanto, a paciente foi encaminhada e atendida por outro médico que estava de plantão no momento. Esclarecemos, ainda, que a paciente realizou exames de raios-x, sendo avaliada e liberada pelo profissional responsável. O caso do não comparecimento ao plantão será apurado internamente”, garante.