O serviço do Uber em Montes Claros ficou paralisado na manhã, nesta terça-feira (27), durante mobilização contra o Projeto de Lei 28/2017, mais conhecida como Lei do Retrocesso, na Praça dos Jatóbas.
Em votação, nesta terça, na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei visa uma regulamentação no serviço dos aplicativos como Cabify, Uber e 99pop.
Há quatro meses o Senado retirou as exigências de placa vermelha, autorização específica municipal e manteve apenas a fiscalização da atividade. Permitiu o uso de carros alugados ou que o motorista não seja proprietário do veículo e retirou a obrigação de que carros licenciados em uma cidade não possam trabalhar em outras cidades.
“Nós conseguimos reunir 60 motoristas em nossa mobilização hoje. Nossa luta é contra a votação da PL 5587 e as quatro emendas”, explica o organizador da mobilização, Ricardo Odon, motorista há nove meses.
Depois da votação na Câmara dos Deputados, o projeto segue para sanção do presidente, Michel Temer.
Popularização
O Brasil é o maior mercado da empresa espanhola, Cabify; São Paulo é uma das cidades que mais realizam corridas da Uber por dia e a 99, originalmente brasileira, foi comprada no início de 2018 pela chinesa Didi, avaliando a empresa em mais de 1 bilhão de dólares.