A Justiça Eleitoral lançou uma campanha para estimular a transferência de eleitores com deficiência ou dificuldades de locomoção que quiserem votar em seções de fácil acesso nas Eleições 2018. O objetivo é que o eleitor tenha mais conforto no dia da votação, mas é preciso ficar atento já que no dia 9 de maio termina o prazo para transferências, alistamentos e regularização do título eleitoral.
Em Minas Gerais, dentre as 50.381 seções de votação, 2.723 são seções especiais, que não possuem escadas ou barreiras. Atualmente, há em torno de 53 mil eleitores com deficiências registradas no cadastro eleitoral em Minas Gerais, sendo aproximadamente 8 mil deles só em Belo Horizonte.
Informação
Pelo site do TRE-MG, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pode se informar sobre os bairros e os locais de votação em que estão as seções de fácil acesso em sua cidade. Para se alistar ou pedir a transferência, o eleitor deve procurar seu cartório eleitoral ou posto de atendimento da Justiça Eleitoral no município onde vota ou pretende votar e levar o título (se o possuir), um documento de identidade original com foto e comprovante de residência.
Programa de Acessibilidade
Em 2012, foi instituído o Programa de Acessibilidade na Justiça Eleitoral, com o objetivo de implementar, gradualmente, medidas para remoção de barreiras que dificultem o exercício do voto das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O programa prevê, dentre outras orientações, que os locais de votação sejam monitorados periodicamente, e que os mesários recebam orientações, no treinamento, para auxiliar as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Além disso, garante que o eleitor com necessidades especiais receba ajuda de pessoa de sua confiança durante a votação.