Em campanha contra assédio, atrizes usam preto no Globo de Ouro

A moda foi apenas um dos instrumentos que as atrizes usaram para levantar uma importante discussão sobre machismo em Hollywood nesta noite. Uma campanha criada pelas mulheres da indústria cinematográfica pediu para que as participantes do evento usassem preto no Globo de Ouro, como forma de protesto aos casos de assédio na indústria. Assim, as entrevistas dos bastidores foram focadas no projeto, sem se resumir ao look das atrizes.

“Durante anos, vendemos esses shows com nossos vestidos, nossos belos rostos e nosso glamour”, disse Eva Longoria ao New York Times. “Desta vez, a indústria não pode esperar que a gente desfile e dê voltinhas. Não é sobre o que se trata esse momento”.

Durante todo o ano de 2017, as celebridades se esforçaram para expor os abusadores de Hollywood, como Harvey Weinstein e Kevin Spacey, e tirá-los do mercado. Agora, as mulheres do cinema se uniram no projeto Time’s Up, que conta com mais de 300 integrantes. Entre elas, estão Reese Witherspoon, Emma Stone, Shonda Rhimes, Janelle Monae, Eva Longoria, Rashida Jones e Ashley Judd.

 

Além de combater o assédio em ambientes de trabalho, a nova organização discute igualdade salarial em vários setores, violência doméstica e angariação de fundos para organizações de apoio aos direitos das mulheres – logo no início, já foram arrecadados US$ 15 milhões. Esse é um “apelo unificado para a mudança das mulheres no entretenimento, em prol das mulheres em todos os lugares”, segundo a carta aberta de lançamento.

“É muito difícil para nós falar com autoridade sobre a situação geral se não limparmos nossa própria casa”, explicou a poderosa produtora Shonda Rhimes, das séries Grey’s Anatomy e How To Get Away With Murder. “Se nosso grupo de mulheres não pode lutar por um modelo para as outras que não têm tanto poder e privilégio, então quem pode?”.