Chegou um novo ano e com ele várias promessas são feitas e objetivos idealizados, principalmente, na parte financeira da vida de alguém. Mas, como, finalmente, manter a vida financeira organizada? O Webterra convidou o economista, Aroldo Rodrigues, para dá dicas.
A primeira é estipular uma renda mensal para 2018 e fazer um planejamento mês a mês.
“Nós focamos muito nos gastos, o que não está errado, mas qual será o nosso rendimento e a renda mensal para 2018? Isso é importante contabilizar. Feito isso, como será organizado os gastos? É necessário priorizar os essenciais que são mensais como água, luz,aluguel”, explica Aroldo.
O começo do ano são os meses que mais têm contas a serem pagas, são impostos, matricula e material escolar e, ao totalizar tudo, é quando bate o desespero.
“Essa são as contas maiores para gastar em janeiro. O ideal era guardar esse recurso do décimo terceiro e utilizar esse dinheiro com os gastos extras”, esclarece o especialista.
Pronto. Renda mensal definida e gastos essenciais organizados, o próximo passo é planejar a tão temida reserva financeira.
“Qual é o valor que você pretende investir em prioridades financeiras? Que são dívidas que precisam ser pagas ou, caso não haja dívida, qual será a parcela do seu salário que será um investimento e será poupada? Essa poupança pode ser utilizada como reserva de emergência, vale lembrar que ela é considerada 5 vezes o seu salário mensal”, aconselha o economista.
Após todas as finanças estarem organizadas, chegou o meio do ano e é hora de revisar.
“Reveja todo o planejamento mensal no meio do ano para saber se está conseguindo executá-lo. E a dica básica é: controlar os gastos e evitar cartão de crédito e cheque especial”, indica Aroldo.
7 dicas para juntar dinheiro e realizar a viagem dos sonhos
Elimine as dívidas
Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que organizar-se financeiramente é o primeiro passo para comprar as passagens aéreas e arcar com os demais custos da viagem. Por isso, quem não tem dívidas, já está a meio caminho da próxima parada! A maioria das pessoas possui alguma pendência e, se esse também é o seu caso, a dica é fazer de tudo par quitar as contas o quanto antes e assumir o controle dos gastos.
Trabalhe nas horas vagas
Se a grande dificuldade para guardar dinheiro é a falta dele, arranjar um emprego de meio período ou como freelancer são ótimas opções para conseguir uma renda extra no fim do mês. Não há problema nenhum em trabalhar parte do dia como vendedor ou motorista particular – ainda mais em uma era que os profissionais podem contar com a ajuda dos aplicativos que conectam prestadores de serviços e clientes. Encontrar uma atividade remunerada no estilo home office também é uma excelente pedida, e existem diversas oportunidades para esse tipo de ocupação.
Coloque à venda o que não utiliza
Uma maneira de conseguir algum dinheiro adicional de modo rápido é colocando à venda objetos e equipamentos que você não precisa mais. Desde aquela máquina fotográfica ultrapassada, passando pelo aparelho de videogame encostado, até as roupas que não combinam mais, diferentes itens podem ser vendidos para os amigos ou anunciados na internet.
Corte gastos supérfluos
É muito comum pagarmos por serviços relativamente caros que pouco utilizamos. Cancelar a TV por assinatura ou o serviço de streaming de música, por exemplo, é uma excelente maneira de economizar e aproveitar melhor o tempo livre. Que tal se dedicar a outras atividades que não custam nada ou quase nada, como ler um livro ou optar por fazer reuniões em casa com os amigos ao invés de ir para a balada ou para um bar?
Pare de fazer refeições fora de casa
Durante o horário de trabalho ou de estudo, é muito comum fazermos as refeições em restaurantes ou lanchonetes. Preparar e levar a própria comida, além de ser mais saudável, é uma excelente opção para deixar de gastar com self-services e fast-foods. Reunir-se com amigos ou fazer um jantar romântico em casa costuma ser mais divertido, confortável e ótimo para evitar um custo extra e desnecessário.
Evite compras desnecessárias
Evitar gastos desnecessários ajuda muito para sobrar um pouco mais de dinheiro na conta no fim do mês. Por isso, pense uma, duas, três ou quantas vezes puder antes de investir seu dinheiro em algum item que, no fim das contas, não é assim tão necessário. Pergunte sempre a si mesmo: eu realmente preciso disso? É óbvio que uma coisa ou outra precisará ser adquirida, mas coloque na balança se novo “presente” vale mais a pena que a viagem programada que está chegando.
Não deixe o dinheiro na conta corrente
Por fim, abrir uma conta poupança ou qualquer outro espaço de confiança para deixar o seu dinheiro bem protegido é fundamental para evitar cair na tentação de gastar suas economias. Lembre-se sempre do quanto tem sido difícil economizar e evite retirar qualquer valor de sua reserva, a não ser que aconteça alguma emergência. Quanto mais você “esquecer” que tem um dinheiro guardado, mais fácil será contar com o montante na hora de programar a viagem.