Substitutos de suspensos tiveram participação direta na eliminação do Brasil nas últimas três Copas

Pela terceira Copa do Mundo seguida, a Seleção Brasileira teve um jogador suspenso graças ao recebimento de dois cartões amarelos. Em 2010, foi o volante Ramires; em 2014, Thiago Silva, e neste ano, Casemiro. Em todas as disputas, os substitutos dos desfalques tiveram participação direta na eliminação do Brasil nos Mundiais.

Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o volante Ramires levou um cartão amarelo na partida contra a Coreia do Norte, na primeira rodada, aos 43 do segundo tempo. O segundo veio na disputa contra o Chile, nas oitavas de final, aos 25 do segundo tempo. Quem o substituiu na partida contra a Holanda, pelas quartas de final, foi Felipe Melo, que acabou levando um cartão vermelho após pisar em Robben aos 28 minutos do segundo tempo.

Em 2014, no Rio de Janeiro, quem foi suspenso foi o zagueiro Thiago Silva, na semifinal contra a Alemanha — o primeiro cartão amarelo foi na segunda rodada da primeira fase, contra o México, ao dar um carrinho por trás em Chicarito aos 33 do segundo tempo; o segundo, na partida contra a Colômbia, quando atrapalhou o goleiro Ospina a chutar a bola para frente aos 19 minutos do segundo tempo. Quem o substituiu contra os alemães foi Dante. O jogador – assim como o time – teve péssima atuação.

Já na Copa de 2018, na Rússia, o volante Casemiro não jogou no duelo nas quartas de final contra a Bélgica. Ele recebeu cartão amarelo na estreia contra a Suíça, aos 47 do primeiro tempo. O segundo foi contra o México, nas oitavas de final, quando o jogador parou um contra-ataque dos mexicanos aos 13  do segundo tempo.  No seu lugar, entrou Fernandinho, que marcou um gol contra para a Bélgica — o primeiro marcado na partida.