‘Mês mágico’: Cruzeiro demonstra força e vence sete dos oito jogos em maio

Dos oito jogos no mês de maio, o Cruzeiro venceu sete partidas e perdeu apenas uma

O Cruzeiro começou o mês de maio cercado de desconfianças: com vaga ainda sob risco para as oitavas de final da Copa Libertadores e início oscilante no Campeonato Brasileiro. O receio, contudo, tornou-se alegria para a torcida celeste, que agora vê com otimismo a sequência da temporada. Dos oito jogos em maio, a Raposa venceu sete (Vasco, Botafogo, Sport, Atlético-PR, Racing, Santos e Palmeiras) e perdeu apenas um – revés atuando com o time reserva para o Atlético.

No Campeonato Brasileiro, ainda em abril, o Cruzeiro estava na 18ª posição, com um ponto. O time de Mano Menezes começou a Série A com derrotas para Grêmio (1 a 0), em Belo Horizonte, e Fluminense (1 a 0), no Rio de Janeiro. Em seguida, conquistou o primeiro ponto fora de casa, ao empatar com o Internacional (0 a 0), no estádio Beira-Rio.

Entrou maio, e a Raposa venceu quatro jogos no Campeonato Brasileiro: Botafogo (1 a 0) e Sport (2 a 0), no Mineirão, Santos (1 a 0), no Pacaembu, e Palmeiras (1 a 0), também no Gigante da Pampulha. Os bons resultados impulsionaram o Cruzeiro para a parte de cima da tabela. O time de Mano Menezes subiu 12 posições, assumindo o sexto posto da Série A – ainda pode ser ultrapassado por Corinthians ou América, que se enfrentam nesta quinta-feira, em São Paulo.

Na Copa Libertadores, o Cruzeiro começou o mês de maio na segunda colocação do Grupo 5, com cinco pontos, assim como a Universidad de Chile. O time celeste levava vantagem no saldo de gols, já que tinha aplicado goleada histórica nos chilenos (7 a 0), no Mineirão. As duas partidas restantes realizadas neste mês terminaram com placares positivos para os comandados de Mano Menezes: 4 a 0 no Vasco, em São Januário, e 2 a 1 no Racing, no Mineirão. Os resultados garantiram a Raposa na primeira posição do Grupo 5, com vantagem de decidir em casa o duelo de oitavas de final da competição.

Neste mês, o Cruzeiro também começou com o pé direito a campanha na Copa do Brasil. Por disputar a Libertadores, a Raposa entrou direto nas oitavas de final. No jogo de ida contra o Atlético-PR, no dia 16, venceu por 2 a 1 o Furacão e largou em vantagem por uma vaga nas quartas de final. O próximo jogo está marcado para o dia 16 de julho, no Mineirão. Se avançar no torneio, enfrenta o Santos.

O técnico Mano Menezes falou sobre esse momento difícil superado e disse que é preciso investir no trabalho. “Todo time passa por momentos difíceis, a gente passou duas vezes, um no ano passado (perda do Mineiro e eliminação da Sul-Americana) e outro agora (começo oscilante na Libertadores e Campeonato Brasileiro), e a confiança no trabalho foi o que possibilitou essa sequência de jogos bastante grande”, afirmou o técnico Mano Menezes.

O mês de junho terá compromissos apenas pelo Campeonato Brasileiro, já que o calendário será interrompido pela Copa do Mundo.

JOGOS DE MAIO

02-05 (qua), às 21h45 – Vasco 0 x 4 Cruzeiro (quinta rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores)

06-05 (dom), às 16h00 – Cruzeiro 1 x 0 Botafogo (quarta rodada do Campeonato Brasileiro)

13-05 (dom), às 11h00 – Cruzeiro 2 x 0 Sport (quinta rodada do Campeonato Brasileiro)

16-05 (qua), às 21h45 – Atlético-PR 1 x 2 Cruzeiro (jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil)

19-05 (sáb), às 16h00 – Atlético 1 x 0 Cruzeiro (sexta rodada do Campeonato Brasileiro)

22-05 (ter), às 21h30 – Cruzeiro 2 x 1 Racing-ARG (sexta rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores)

27-05 (dom), às 16h00 – Santos 0 x 1 Cruzeiro (sétima rodada do Campeonato Brasileiro)

30-05 (qua), às 21h45 – Cruzeiro 1 x 0 Palmeiras (oitava rodada do Campeonato Brasileiro)

JOGOS DE JUNHO

03-06 (dom), às 19h00 – Ceará x Cruzeiro (nona rodada do Campeonato Brasileiro)

06-06 (qua), às 21h45 – Cruzeiro x Vasco (10ª rodada do Campeonato Brasileiro)

10-06 (dom), às 11h00 – Chapecoense x Cruzeiro (11ª rodada do Campeonato Brasileiro)

13-06 (qua), às 19h30 – Paraná x Cruzeiro (12ª rodada do Campeonato Brasileiro)