Conbrapi tem participação de apicultores norte-mineiros

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa, dos dias 16 a 19 de maio, do Conbrapi – XXII Congresso Brasileiro de Apicultura e VIII Congresso Brasileiro de Meliponicultura, promovido pela Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultura (CBA), Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (FAASC) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão (Epagri).

O evento que ocorre no Centro de Convenções Expoville, em Joinville (SC), tem como tema: Polinização, tecnologias, oportunidades e desafios para o criador de abelhas no Brasil.

Além disso, o congresso terá na programação, palestras e workshops com temas variados, visitas técnicas e uma feira de exposição de produtos e equipamentos apícolas.
A Codevasf, que será representada por técnicos da Sede, em Brasília, e da 1ª Superintendência Regional, em Montes Claros (MG), coordenará uma caravana de 45 apicultores apoiados com ações no Norte de Minas, para participar.

Durante reunião, que antecedeu a saída da caravana da sede da Codevasf em Montes Claros, o superintendente da Companhia no estado, Rodrigo Rodrigues falou da importância de mobilizações como essa.

“Isso não é só o acesso desses produtores a novas informações, tecnologias e contato direto com fornecedores de equipamentos e materiais, mas, principalmente, proporciona a oportunidade ímpar da troca de experiências com outros produtores de todo o país e, ainda, contato direto com compradores de outras regiões”, disse.

De acordo com técnicos da instituição e de outros órgãos que atuam no segmento da apicultura norte-mineira, a Companhia tem papel preponderante no desenvolvimento da apicultura no Norte de Minas e que o trabalho desenvolvido pela mesma e requer uma equipe atualizada com o setor, inteirada com as novidades e oportunidades e detentora de conhecimento sobre outras realidades.

Resultados da Instituição

1.500 apicultores da agricultura familiar, organizados em 25 associações e uma cooperativa, distribuído em 54 municípios, já foram beneficiados com o apoio da Codevasf à apicultura na região do Norte de Minas.

Já foram construídas cinco Casas e um Entreposto de Mel, além de capacitações por meio de missões técnicas, cursos, seminários, congresso, assessoria e consultoria e contratação de assistência técnica. A atividade apícola também foi estruturada mediante distribuição de kits de produção, compostos por colmeias e suportes, equipamentos de proteção individual, fumigadores e cera alveolada, e kits de beneficiamento, formados por centrífuga, mesa desoperculadora, tanque de decantação e balde.