Atualização: construtora responsável pelo edifício Roma emite comunicado após estrutura apresentar risco de desabamento

Foto: Mauro Miranda

Na tarde desta segunda-feira, 08 de abril, a Defesa Civil e o Corpo de bombeiros de Montes Claros foram acionados no bairro Jardim São Luiz após as pilastras de um edifício que fica na rua Cassimiro de Abreu, próximo da Av. Mestra Fininha apresentar danos.

Conforme a Defesa Civil as ruas próximas foram fechadas todos os moradores do edifício e da vizinhança evacuados e residências isoladas. O Corpo de bombeiros informou a equipe do Portal Webterra que guarnições foram até o local e realizou uma avaliação.

Foto: Mauro Miranda

O Coronel Júlio César Tóffoli, disse que houve um deslocamento do pilar de sustentação do prédio. Junto com a construtora e a Defesa Civil foi realizada uma reunião e a decisão foi de escorar cinco pavimentos do edifício enquanto aguardavam a chegada do engenheiro calculista em Montes Claros.

Os militares informaram na manhã desta terça-feira 9 de abril, que o prédio apresenta mais de um pilar comprometido. Sendo um deles com ferragem exposta e sinais de rompimento de algumas barras. Apresentando ainda sinais de flambagem na lateral afetada.

Disseram ainda que está sendo realizado o esvaziamento da caixa d’água, bem como da reserva técnica de incêndio do prédio, com o intuito de diminuir o peso (aproximadamente 50.000 litros de água).

“Segundo informações do chefe da Defesa Civil, Anderson Chaves, o prédio não corre risco de cair. Os moradores que foram evacuados foram  para hotéis até que os danos sejam avaliados. A empresa responsável pela obra prestou todo apoio às famílias.

Foto: Mauro Miranda

Por segurança, o Corpo de Bombeiros isolou o local em um raio de 60 metros.

A empresa divulgou um comunicado na noite desta segunda-feira (8/4). A construtora afirma que não há risco de abalo estrutural e que está investigando a causa do incidente.

Leia a nota na íntegra

“Comunicado
Edifício Roma

A respeito dos fatos registrados, com a queda de placas de porcelanato no 4° piso do Edifício Roma, a Turano Construtora vem informar o seguinte:

A retirada dos moradores foi medida necessária, como primeiro procedimento de segurança. Todos estão sendo alojados com o melhor conforto possível por nossas equipes de apoio. Continuando as medidas de segurança e integridade do edifício está sendo feita uma completa averiguação do prédio, tendo sido chamados os técnicos e calculista para os procedimentos que forem necessários. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão atentos conosco, já tendo realizado averiguação preliminar, apontando que não há risco de abalo estrutural. Assim que tivermos exata apuração, vamos prestar maiores esclarecimentos. A certeza que se pode dar é que tudo será conduzido de forma eficiente e transparente, visando sempre o bem-estar e a segurança de todos os envolvidos, utilizando-se equipe altamente qualificada de engenheiros e técnicos, seguindo rigorosos padrões de qualidade e segurança. Todo processo será supervisionado de perto por profissionais experiente, garantindo a eficiência e o cumprimento de prazos que forem estabelecidos. Neste momento, pedimos desculpas pelos transtornos e contamos com a colaboração e compreensão de todos os moradores, proprietários e vizinhos. Caso tenham alguma dúvida ou necessitem de mais informações, não hesitem em entrar em contato conosco por meio dos canais de comunicação: contato@construtoraturano.com.br ou (38) 3213-7797.”

Avatar
Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.