Projeto de lei que obriga informações da manobra de Heimlich em estabelecimentos é aprovada na Câmara Municipal de Montes Claros

No dia 19 de março, a Câmara Municipal de Montes Claros deu um importante passo na área da saúde pública ao aprovar o projeto de Lei 44/2024, de autoria do vereador Rodrigo Cadeirante. O projeto visa à obrigatoriedade da fixação de cartazes ilustrativos sobre a Manobra de Heimlich nos estabelecimentos que comercializem alimentos, como lanchonetes e restaurantes, e tem como objetivo fornecer informações essenciais sobre esse procedimento de emergência.
A Manobra de Heimlich é uma técnica médica utilizada para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa engasgada, podendo salvar vidas em emergências. O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede), autor do projeto destacou a relevância dessa iniciativa para Montes Claros:
“Por meio de um levantamento onde foi constatado que, apenas no ano passado, mais de duas mil pessoas morreram no país por engasgamento ao se alimentarem. Visando salvar vidas, este projeto representa uma causa nobre que o parlamento pode legislar”, disse o vereador.
Ele enfatiza ainda que a aprovação desta lei é um passo essencial para evitar mortes por engasgamento em Montes Claros.
No entanto, ele ressalta que apenas a legislação não é suficiente; é fundamental o engajamento e adesão da população. Nesse sentido, ele informa que também está traçando estratégias para garantir que haja pelo menos uma pessoa treinada em cada casa da cidade para executar a Manobra de Heimlich quando necessário.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),  de Montes Claros divulgou dados que mostram um total de 88 casos no ano passado, uma média de 7 casos de obstrução de vias aéreas por mês. Em janeiro deste ano o serviço já realizou 6 atendimentos do tipo.
Esses números reforçam a importância de medidas preventivas e educativas. Com a aprovação do projeto de lei, espera-se que a disseminação do conhecimento sobre a Manobra de Heimlich contribua significativamente para a redução de acidentes e mortes por engasgamento em Montes Claros.
Agora, é necessário que a lei entre em vigor e que a população esteja consciente e preparada para agir em emergências, garantindo assim um futuro mais seguro para todos.
Texto por: Ane Mello